Monday, March 27, 2006

 

aula de quinta passada e desta terça - Perceções, Legislação e observações

Olá!
Lembrando o que ficou combinado na quinta-feira passada.
Durante o período de observações será feito um estudo sobre as perceções sobre o ensino de Ciências, o texto de apoio já está na xérox (Krasilchik, Myriam. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EPU, 1987. - Cap 3 - Percepções sobre o ensino de Ciências em diferentes níveis do sistema escolar, pp 43-67). A turma foi dividia em dois grupos: um vai pesquisar sobre os problemas do ensino de ciências e os fatores que influem negativamente; outro vai pesquisar sobre as condições para a melhoria do ensino de ciências. O resultado será apresentado no dia 13/04, onde cada grupo deverá trazer os resultados na forma de tópicos para discutir com toda a sala. Esta discussão deverá gerar um artigo publicável, cujas normas eu ainda disponibilizarei no dia 13.

Para a aula do dia 28, terça, formou-se três grupos com o intúito de apresentar alguns pontos da legislação brasileira.
A turma ficou assim agrupada:
LDB: Aretha, Jeorge, Rosileide, Mirian, Lisiane, Marinalva
PCN: Ive, Nádia, Joana, Joselice, Maite, Verônica, Liliane
CNE: Jorge, Juliana, Gildeon, Lorena, Marinalva, Renata, Suelen, Vinícius.
(os alunos que não vieram na aula foram encaixados no grupo que elencará os pontos relevantes das resoluções do Conselho Nacional de Educação)
Cada grupo deverá apontar pontos importantes da legislação (PCN não é legislação mas vamos discutir junto) que falam das diretrizes de formação de professores e do ensino de ciências.
Durante a aula alguns alunos levantaram a questão de ser pouco tempo para fazer tal atividade (de quinta a terça). Se todos os alunos concordarem podemos fazer assim: durante a aula de terça os componentes de cada grupo se reunem e elaboram um texto com o seguinte tema: A formação de professores de ciências e o ensino de ciências na/os/as ...(LDB, PCN, CNE) . O que eu quero é que cada grupo identifique o que estes documentos dizem a respeito disto e reflitam sobre o que diz. Isto deve gerar um trabalho publicado no blog e apresentado no dia 04/04, na primeira metade da aula. Depois disso, todos deverão observar tais pontos (da LDB, dos PCNs, das resoluções do CNE) nas escolas onde realizam observação.
As aulas do dia 30/03, 06/04 e 11/04 são destinadas à observação. No dia 04 quero que cada um me apresente o que já viu nas suas observações.

Ufa! quanta coisa!

Mas calma, se queremos privar pela qualidade do ensino, precisamos nos esforçar para tal.

Abraços
Adriane

Friday, March 24, 2006

 

O que é um diário?

“Como definir o diário? Parece fácil... As razões e os conteúdos variam tanto que é quase desesperante dar-lhes uma idéia completa do que ali se pode encontrar. Em primeiro lugar, um diário se escreve ao sabor do tempo, é muito diferente de todas as autobiografias, memórias e outras parentes próximas do gênero. O diário é observado dia a dia, mais ou menos escrupulosamente mas é sempre uma espécie de representação “em direct” ao vivo da vida.

Ter um diário íntimo é também muitas vezes bastante difícil. É uma atividade que exige uma certa disciplina, que ordena a vida. Eu gosto de mostrar os dois lados da medalha, é preciso ser realista! Pessoalmente, o que me anima é uma mentalidade que eu qualificaria de “arquivista” e de colecionadora. Desde criança, nunca pude me resolver a jogar fora seja lá o que for. Guardo tudo! Ter um diário é uma maneira de colecionar os dias... Claro, as ambições do diário são uma causa perdida de antemão.[...] Claro que o diário íntimo tem limites. [...]. Colocar-se no papel quotidianamente é também uma maneira de se colocar a nu e se decifrar o interior, sem ter a pagar uma terapia. Notemos que muitos o utilizam com fins terapêuticos, aliás, para acompanhar uma psicoterapia por exemplo ou uma convalescença. Passa-se a vida a se buscar, a se descobrir. O diário age assim como o testemunha desta busca de si, e mesmo como parceiro, pois estando sós em face de nós mesmos em nosso diário, não podemos muitas vezes agir de outra maneira senão ver e compreender aquilo que somos relendo o que escrevemos. Alguns relêem seus diários e se surpreendem com o que escrevera. Outros não compreendem mais nada. Mantendo o diário de nossos dias, é a sim mesmo, é vida que a gente interroga. Sem obter respostas muitas vezes... Um diário é a encenação, uma representação de si. Nós somos o personagem principal de nosso diário. Nós temos às vezes a tendência a escrever as coisas não como elas são mas como deveriam ser. Escreve-se para embelezar ou dramatizar sua vida, para lhe dar um sabor novo. O diário é muitas vezes um dos últimos refúgios do sonho.”

Definição de “diário” por Michele (http://www.colba.net/~micheles) citada por

MUZART, Zahidé Lupinacci. Do navegar e de navegantes. In.: MINOT, Ana Chrystina Venâncio; BASTOS, Maria Helena Câmara; CUNHA, Maria Teresa (orgs). Refúgios do eu: educação, história, escrita autobiográfica. Florianóplis: Mulheres, 2000. (pp181-190) (a citação é das páginas 184-185)


Thursday, March 16, 2006

 

Ensino de Ciências: fundamentos e métodos

Nas aulas de terça e de hoje, discutimos o livro de Delizoicov (o título do post). A dinâmica escolhida (ou imposta???) foi separar o livro em grupos, o primeiro capítulo de cada uma das 5 partes. Depois da apresentação de cada capítulo, fiz uma pergunta aos componentes de grupo e para a sala toda, as questões foram discutidas e agora é escrever.
O que quero é o seguinte: cada grupo deve eleger um "representante" e este deve postar (no máximo até terça) a resposta de sua pergunta, os outros integrantes do grupo devem indicar quem é este "porta-voz" em seu blog. TODOS os outros da turma devem passear pelas respostas dadas a cada uma das 5 perguntas e deixar um comentário com sua opinião para a pergunta.
Seguem as perguntas
Parte 1. Educação em Ciências e Prática Docente/ Desafios para o ensino de Ciências
* Tendo visto os desafios apontados no capítulo, quais são as deficiências em sua formação e como elas poderiam ser sanadas?
Parte 2. Ciência e Ciências na escola/ Temas da Ciência
* O desenvolvimento científico se dá através de uma série de demandas (sociais, culturais, econômicas...) do mundo contemporâneo. Este desenvolvimento, inclusive, provavelmente não será abarcado, em sua totalidade, pela formação inicial dos professores. Tendo visto estes demas da Ciência, qual a articulação esperada entre Produção e Ensino de Ciências?
Parte 3. Aluno, conhecimentos escolares e não escolares/ Aluno, sujeito do conhecimento
* De acordo com o capítulo, articular múltiplos conhecimentos de diferentes atores sociais/parcelas da sociedade, torna-se uma qualidade indispensável ao professor de Ciências para a apreensão significativa das Ciências pelos alunos. Mas como instrumentalizar isso?
Parte 4. Abordagem de temas em sala de aula/ Conhecimento e sala de aula
* O que é necessário p q a abordagem do conhecimento em sala de aula propicie rupturas (que rupturas?) e favoreça a apropriação da "cultura elaborada"/"conhecimento científico"?
Parte 5. Temas de ensino e a escola/ Escola, Currículo e Programação de Ciências
* Por que promover a mudança curricular? O que deve ser priorizado neste processo de mudança? Qual o maior desafio?

Wednesday, March 15, 2006

 

olha aí mais

Mais uns blogs entrando no pedaço
http://naturalsanz.blogspot.com
edc270nnsba.blogspot.com
miriansol.blogspot.com
ladybarreto.blogspot.com
tekatoti
.blogspot.com
totilice
.blogspot.com
jorgepereiranaedc270
.blogspot.com
vinicius-ba
.blogspot.com
liasansan-lili.blogspot.com
scientificeducation
.blogspot.com
mundodare.zip.net

(tentem inserir estes endereços como link nos seus blogs, ali na parte dos links...)
Lembrando: todos devem ter uma apresentação pessoal (quem é, qual o contato com educação...) e um relato de alguma atividade docente.

Tuesday, March 14, 2006

 

olha aí

o blog da Ive

Sunday, March 12, 2006

 

blog sobre ciência

existem vários blogs que falam sobre Ciência e ensino das ciências
um deles é este http://pordentrodaciencia.blogspot.com/
vale a pena dar uma passeada pelos links e ver o que tem por aí...

Friday, March 10, 2006

 

Segunda aula

Aula 2 – 07/03/06

Estiveram presentes 13 alunos.

Foram realizadas as seguintes atividades:

1. Discussão do primeiro capítulo de

PORLÁN, Rafael; MARTIN, José. El diario del profesor: un recurso para la investigacion en el aula.. Sevilla : Díada, 1997.

2. No laboratório: inscrição dos alunos na lista e confecção dos blogs individuais

3. Encaminhamento da apresentação, na segunda semana de

DELIZOICOV, Demétrio. ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo : Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação)

1. Foram apresentados pontos introdutórios ao livro

Os alunos se reuniram em grupos, onde discutiram os modelos tradicional, tecnológico e espontaneísta de ensino, sendo que, para isto, utilizaram fragmentos do livro. A leitura e apresentação foi norteada pelos seguintes pontos:

- em que estes modelos de ensino se embasam

- quais concepções aparecem subjacentes/implícitas

- qual o papel do aluno e do professor

- a seqüência metodológica característica (momentos)

- Já vivenciou este modelo? Poderia citar algum exemplo?

- Prós e contras (limitações) deste modelo

O autor segue o capítulo apontando limitações de ambos os modelos, propondo a investigação escolar, que tenta articular dialeticamente, teoria e prática. Nesta investigação, o diário ganha especial importância: ele pode articular a teoria, o planejamento e a prática através de um processo contínuo de relato e reflexão. O capítulo termina da seguinte forma:

“Em nossa experiência, um recurso metodológico nucleador de todo esse processo é o diário. Sua utilização periódica permite refletir o ponto de vista do autor sobre os processos mais significativos da dinâmica em que está imerso. É um guia para reflexão sobre a prática, favorecendo a tomada de consciência do professor sobre seu processo de evolução e sobre sues modelos de referência. Favorece, também, o estabelecimento de conexões simplificadas entre conhecimento prático e conhecimento disciplinar, o que permite uma tomada de decisões mais fundamentadas. Através do diário se podem realizar focalizações sucessivas na problemática que se aborda, sem perder as referências ao contexto. Por último, propicia também o desenvolvimento dos níveis descritivos, analítico-explicativos e valorativos do processo de investigação e reflexão do professor.” (Porlán, 1997, 19-20)

Um esboço da tradução está disponível em

www.twiki.ufba.br/twiki/pub/EDC/EDC270Adriane/eldiario-porlan.doc

2. A aula seguiu no Laboratório de Informática I da Faced. Ali os alunos cadastraram-se na lista de discussão e criaram seus blogs. Faltou agregar os endereços e fazer uma lista de links.

A maioria dos alunos não apresentou grandes dificuldades nesta tarefa, e, quando precisava de algum encaminhamento, procurava ajuda no site, com os colegas... Apenas um aluno ainda não tinha e-mail e encontrou um pouco mais de dificuldades, o que demandará uma atenção maior, tanto por parte dele, quanto de minha parte.

Sempre lembrando: para visualizar o blog, vá direto ao endereço final (p.ex. http://edc266.blogspot.com), para EDITAR o blog, vc deverá ir ao hospedeiro (no caso da maioria, o blogger: www.blogger.com), entrar com o login e senha, par então fazer as alterações/postagens desejadas

3. Ao final, foi encaminhada a atividade da próxima semana: os alunos deveriam ler trechos de

DELIZOICOV, Demétrio. ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo : Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação),

organizarem-se em grupos e apresentar os fragmentos.

O livro é organizado em 5 partes, cada uma com 2 capítulos, sendo que deixei na xérox sempre o primeiro capítulo de cada uma das partes. Foram eleitos líderes para organizarem as apresentações das partes/capítulos, sendo que são eles:

I. Educação em Ciências e prática docente/ Desafios para o ensino de ciências - Maite

II. Ciência e Ciências na escola/ Temas de Ciência - Rosileide

III. Aluno, conhecimentos escolares e não escolares/ Aluno: sujeito do conhecimento - Jorge

IV. Abordagem de temas em sala de aula/ Conhecimento e sala de aula - Ive

V. Temas de ensino e a escola/ Escola, currículos e programação de Ciências – George

Na terça-feira haverá um período para organização dos grupos, seguindo da apresentação dos grupos I, II e, se der tempo, o III. Na quinta segue a apresentação dos restantes

Os alunos que não compareceram na aula de quinta devem procurar os líderes dos grupos para combinar a apresentação. Todos devem ler os textos.


 

Primeira aula (07/03/06)

Aula 1 – 07/03/06

Apresentação dos alunos, da professora e da dinâmica a ser desenvolvida durante o semestre.

Estavam presentes 10 alunos, sendo que destes seis atuam ou já atuaram em escola/ensino, nem sempre com a disciplina de ciências. Os alunos são de sexto e oitavo semestre do curso de Ciências Naturais.

Todos tem acesso à internet (às vezes discada, às vezes na Faced) e apenas um dos alunos relatou não ter e-mail.

Foi apresentado o programa da disciplina: ementa, objetivos, metodologia, avaliação, conteúdo, bibliografia, bem como a programação das próximas aulas e as principais atividades que serão desenvolvidas durante a disciplina.

Nas primeiras quatro semanas, pretende-se estudar trechos dos livros

PORLÁN, Rafael; MARTIN, José. El diario del profesor: un recurso para la investigacion en el aula.. Sevilla : Díada, 1997.

DELIZOICOV, Demétrio. ANGOTTI, José André. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo : Cortez, 1994. (Coleção magistério 2 graul. Série formação do professor)

DELIZOICOV, Demétrio. ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo : Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação)

BIZZO, Nelio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo : Ática, 1998.

KRASILCHIK, Myriam. O professor e o currículo das Ciências. São Paulo : Edusp, 1987

Além de uma breve retomada sobre alguns aspectos da legislação (LDB, PCNs, CNE)

O programa segue com a observação de uma escola (os alunos devem entrar em contato). Os alunos serão dispensados das aulas dos dias 20/04, 27/04 e 04/05 (datas ainda a confirmar) para realizar tais observações (será fornecido um roteiro), sendo que deverão relatar esta experiência no dia 11/05, com entrega de relato escrito, contemplando todos os pontos do roteiro e indicando a atividade que pretendem desenvolver. Os relatos serão lidos pela professora, que fará considerações a eles na aula do dia16/05.

Juntamente com estas atividades, pretende-se discutir, da sexta a décima primeira semana, os livros:

ALVES, Nilda; LEITE, Regina (orgs). O sentido da Escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

CARVALHO, Anna M Pessoa; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências. São Paulo: Cortez, 2003. (Coleção Questões da Nossa época; v. 26)

PICONEZ, Stela (coord.) A prática de ensino e o estátio supervisionado. Campinas, SP : Papirus, 1991. (Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico)

FÁVERO, Maria de lourdes. Universidade e estágio curricular. In. Nilda Alves

HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora.

A 12. semana de aula está reservada para preparação das atividades que deverão ser implementadas na 13º e 14º semana (29 de maio a 10 de junho).

Concomitantemente será realizada a discussão de:

FRACALANZA, Hilário; AMARAL, Ivan Amorosino do; GOUVEIA, Mariley Simões Flória. O ensino de ciências no primeiro grau. São Paulo: Atual, 1986. (Projeto magistério)

As atividades realizadas serão apresentadas informalmente para a turma no dia 13/06. A 16º semana será de orientações individuais para a apresentação formal do relato e para a confecção do artigo, do qual o relato das observações deverá fazer parte.

Na 17º semana será a apresentação formal das atividades, em um seminário organizado juntamente aos alunos, com data ainda a definir. Será estimulada a presença de atores das escolas onde os alunos desenvolveram as atividades, bem como a participação de alunos de outras disciplinas.

A 18º semana será de avaliações: entrega de artigos, avaliação dos blogs...

Para informações mais precisas os alunos devem consultar o cronograma detalhado (também publicado no blog). Os alunos que não realizarem alguma das atividades a seguir estarão nas finais:

- participação satisfatória das discussões em aula;

- relatos constantes no blog;

- observação nas escolas, apresentação, relato e entrega de material escrito sobre

- preparação e aplicação das atividades na escola, apresentação em classe e entrega de artigo;

-participação na organização do seminário e apresentação formal das atividades.

A primeira aula seguiu com alguns apontamentos de

DELIZOICOV, Demétrio. ANGOTTI, José André. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo : Cortez, 1994. (Coleção magistério 2 graul. Série formação do professor)

dos quais a professora abordou pontos sobre a formação de professores e o ensino de ciências, sempre discutindo os pontos com os alunos, incentivando a apresentação de experiências anteriores dos alunos. Foram abordados pontos como:

- Metodologia do ensino de ciências

- Concepções de currículo

- Conhecimento científico e senso comum

- Lacunas na formação de professores

- Trabalho docente acrítico

- Preocupação (ou falta de) dos professores com o cotidiano e o meio ambiente

- Integração e interdisciplinaridade

- Problemas instiucionais

- Os laboratórios

- Infraestrutura

- Para que estudar Ciências

- Para que ensinar Ciências

- Integração Universidades-Escolas-Sociedade


Thursday, March 09, 2006

 

CRONOGRAMA


1ª Semana(06-11 de março)

Aula 1 07/03/06

Apresentação (Os alunos e suas vivências;O programa da disciplina)

Encaminhamento para aula 3 (14/03/06): leitura e fichamento de

DELIZOICOV, Demétrio. ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo : Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação)

Aula 2 09/03/06

A importância do registro -

PORLÁN, Rafael; MARTIN, José. El diario del profesor: un recurso para la investigacion en el aula.. Sevilla : Díada, 1997.

Confecção dos blogs

Encaminhamento para aula 3 (14/03/06): Preparar apresentação, em grupos, de

DELIZOICOV, Demétrio. ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo : Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação)

2ª Semana(13-18 de março)

Aula 3 14/03/06

Apresentação (em grupos) e discussão do livro

DELIZOICOV, Demétrio. ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo : Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação)

Os alunos deverão postar, no blog, comentário gerado pela discussão.

Encaminhamento para aula 5 (21/03/06): leitura e fichamento de

BIZZO, Nelio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo : Ática, 1998.

Aula 4 16/03/06

Introdução ao livro:

BIZZO, Nelio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo : Ática, 1998.

Orientações para observação em sala de aula, apresentação de descrição de escola:

HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre : Artes Médicas, 1998. (pgs 17-18 e 153-161)

3ª Semana(20-25 de março)

Aula 5 21/03/06

Apresentação e discussão do livro

BIZZO, Nelio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo : Ática, 1998.

Os alunos deverão postar, no blog, comentário gerado pela discussão.

Contatos com as escolas (observações nos dias 20/04, 27/04, 05/05)

As observações serão apresentadas como relatos, na forma de seminário interno, além da produção de artigo sobre a vivência; após as observações deverão ser encaminhadas propostas de trabalho nas escolas

Aula 6 23/03/06

KRASILCHIK, Myriam. O professor e o currículo das Ciências. São Paulo : Edusp, 1987

Os alunos deverão postar, no blog, comentário gerado pela discussão.

Introdução à LDB

4ª Semana(27 de março-1 de abril)

Aula 7 28/03/06

Pesquisa sobre a legislação vigente em educação.

Lei de Diretrizes e Bases

Os alunos devem postar, no blog, comentários sobre os pontos relevantes da legislação vigente

Aula 8 30/03/06

Discussão dos achados da pesquisa

Parâmetros Curriculares Nacionais

5ª Semana(3-8 de abril)

Aula 9 04/04/06

Parâmetros Curriculares Nacionais

Aula 10 06/04/06

Referenciais curriculares / Resoluções CNE

Contatos com as escolas (observações nos dias 20/04, 27/04, 05/05)

As observações serão apresentadas como relatos, na forma de seminário interno, além da produção de artigo sobre a vivência; após as observações deverão ser encaminhadas propostas de trabalho nas escolas

6ª Semana(10-15 de abril) 14-Paixão

Aula 11 11/04/06

A construção do currículo escolar e sua relação com o ensino de Ciências

ALVES, Nilda; LEITE, Regina (orgs). O sentido da Escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

(entre outros)

Aula 12 13/04/06

A construção do currículo escolar e sua relação com o ensino de Ciências

7ª Semana(17-22 de abril) 21-Tiradentes

Aula 13 18/04/06

Apresentação e discussão do livro

CARVALHO, Anna M Pessoa; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências. São Paulo: Cortez, 2003. (Coleção Questões da Nossa época; v. 26)

Encaminhamento para aula 15 (25/04/06) – a turma será dividida em dois grupos que apresentarão

PICONEZ. A prática de ensino e o estágio supervisionado

FÁVERO, Maria de lourdes. Universidade e estágio curricular. In. Nilda Alves

Aula 14 20/04/06 Observação na escola

8ª Semana(24-29 de abril)

Aula 15 25/04/06 Acompanhamento das observações na escola, discussão coletiva

Os alunos devem postar, no blog, os relatos das observações

Apresentação de Piconez e Fávero

Encaminhamento para aula 17 (02/05/06) – O laboratório e as tecnologias

Aula 16 27/04/06 Observação na escola

9ª Semana(1-6 de maio) 1 Dia do Trabalho

Aula 17 02/05/06 Atividade - O laboratório e as tecnologias

Aula 18 04/05/06 Observação na escola

10ª Semana(8-13 de maio)

Aula 19 09/05/06 Preparação do seminário

Aula 20 11/05/06 Apresentação das observações, no formato de seminário interno. Juntamente deverão ser discutidas as propostas de trabalho nas escolas. Antes de iniciar a apresentação, os alunos deverão entregar artigo sobre a vivência.

Encaminhamento para aula 22 (18/05/06): HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora.

11ª Semana(15-20 de maio)

Aula 21 16/05/06 Discussão sobre os artigos e sobre os encaminhamentos das propostas

Aula 22 18/05/06 Discussão: HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora.

Encaminhamento para aula 24 (25/05/06): FRACALANZA, Hilário; AMARAL, Ivan Amorosino do; GOUVEIA, Mariley Simões Flória. O ensino de ciências no primeiro grau. São Paulo: Atual, 1986. (Projeto magistério)

12ª Semana(22-27 de maio)

Aula 23 23/05/06 Preparação das atividades. Os alunos deverão articular os professores da escola, de forma que eles participem, de uma ou outra forma, do workshop.

Aula 24 25/05/06 Discussão: FRACALANZA, Hilário; AMARAL, Ivan Amorosino do; GOUVEIA, Mariley Simões Flória. O ensino de ciências no primeiro grau. São Paulo: Atual, 1986. (Projeto magistério)

13ª Semana(29 de maio-3 de junho)

Aula 25 30/05/06 Aplicação das atividades

Aula 26 01/06/06 Aplicação das atividades

14ª Semana(5-10 de junho)

Aula 27 06/06/06 Aplicação das atividades

Aula 28 08/06/06 Aplicação das atividades

15ª Semana(12-17 de junho) 15 Corpus Christi

Aula 29 13/06/06 Relato informal da aplicação. Preparação de Workshop (17 semana). A atividade deverá gerar um artigo publicável

Aula 30 15/06/06 - FERIADO

16ª Semana(19-24 de junho)

Aula 31 20/06/06 Orientações individuais os alunos devem mostrar a prévia do relatório (data de entrega: 04/07/06), revisão do artigo da atividade

Aula 32 22/06/06 Orientações individuais os alunos devem mostrar a prévia do relatório (data de entrega: 04/07/06), revisão do artigo da atividade

17ª Semana(26 de junho-1 de julho)

Aula 33 27/06/06 Workshop (esta data pode mudar: será estimulada a participação do público externo, professores das escolas) Ao apresentar, o aluno deverá entregar o artigo

Aula 34 29/06/06 Workshop (esta data pode mudar: será estimulada a participação do público externo, professores das escolas)

18ª Semana(03-08 de julho) 02/07 Aniversário de Fundação da UFBA

Aula 35 04/07/06 Data final para entrega dos dois artigos (com as devidas alterações sugeridas) e do relatório final da disciplina. O laboratório de informática ficará a disposição para dar os últimos retoques nos blogs

Aula 36 06/07/06 Releitura dos blogs

19ª Semana(10-15 de julho)

Aula 37 11/07/06

Aula 38 13/07/06

Provas finais:a 22 de julho

(17-22 de julho);(24-29 de julho);(31de julho-5 de agosto)

AVALIAÇÃO/ DATAS

* Participação em sala - Processo contínuo

* Articulação Universidade-Escolas- Observação da escola(20/04, 27/04, 05/05); Relatos (11/05/06 e 13/06/06); Participação no workshop ( 13/06/06, 27/06/06?, 29/06/06?)

* Diário - Processo constante, registrado no blog (releitura em 06/07/06)

* Registro e Produção

Todo o processo vivenciado na disciplina deve ser registrado em um relatório, entregue no final do semestre (04/07/06) . Os alunos também produzirão dois artigos (entregas: 11/05/06 e 27-29?/06/06, revisão para 04/07/06) baseado nas observações e vivências em escola, além de uma oficina realizada com os professores da rede de ensino (30/05, 01/06, 06/06, 08/06) e apresentada no workshop (27-29?/06/06).

* Visibilidade

Ao final do semestre é essencial que se faça uma nova reavaliação do processo realizado (além das releituras ao longo do período). Esta vivência possibilitará que o professor em formação chegue a conclusões interessantes sobre este processo. Um dos passos para a mudança é a visibilidade, sendo assim, os alunos deverão apresentar uma produção com os resultados e reflexões de suas vivências, no formato de um material publicável, contribuindo para este desenvolvimento.


 

Programa

DISCIPLINA: EDC270 - Ensino de Ciências Naturais

CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 105h

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 5h

CREDITAÇÃO: 30 (15T e 15P) (Antigo: T01 P00 E00)

SEMESTRE: 2006.1

PROFESSORA: Adriane Lizbehd Halmann

Turma: 010100 Colegiado: 209 Vagas: 35

Horário: Terça e Quinta, 16:00-19:00

PROGRAMA

EMENTA

Estudo teórico-prático e discussão metodológica de tópicos selecionados de Ciências Físicas e Biológicas e sua relação com a saúde, Ciência, Tecnologia e sociedade.

OBJETIVOS

Analisar os pressupostos sócio-político-epistemológicos da Educação e sua Didática;

Discutir aspectos político-pedagógicos relacionados com o ensino de Ciências no 3.o e 4.o ciclos do ensino fundamental, considerando também aspectos legais da LDB, os parâmetros Curriculares Nacionais-PCN e as Diretrizes Curriculares (Resoluções do CNE);

Observar a prática pedagógica em escolas da rede pública de ensino, desenvolver a capacidade de registro e de discussão com os colegas, num movimento de ação-reflexão-ação, sempre buscando embasamento em referencial teórico; Preparar um seminário com os resultados deste processo;

Compreender a Prática Pedagógica Escolar enquanto prática social específica.

Elaborar planos de unidade/aula/oficina, tomando como referencial dados coletados nas escolas e discutidos em aula. Desenvolver as propostas em situações concretas. Registrar os resultados em forma de artigo publicável e apresentar em workshop construído pelos alunos para os professores da rede pública de ensino;

Construir e apresentar relatório sobre a disciplina, embasado nos registros nos diários de classe, no processo de reflexão-ação-reflexão, nas discussões e no referencial teórico.

METODOLOGIA

A linha metodológica deverá permitir a compreensão da práxis pedagógica em um trabalho de observação e percepção da realidade, através do processo dialético ação-reflexão. O diálogo sobre situações vividas em sala de aula deverá possibilitar a reelaboração de conhecimentos, à luz de conhecimentos adquiridos anteriormente, situações vivenciadas e leituras. Serão desenvolvidas atividades que propiciem o debate em sala de aula, através de:

Leitura e discussão de textos ou livros;
Observação de aulas no ensino fundamental e análise do processo ensino-aprendizagem;
Registro sistemático das observações, intercalado com discussões em aula, que subsidiam a construção dos diários de classe; Apresentação dos resultados em um seminário interno;

Elaboração de uma proposta pedagógica a ser executada em classe do ensino fundamental; organização de um workshop com os professores da rede pública de ensino, visando criar uma oportunidade de atualização e diálogo para ambas as partes, intensificando o vínculo Universidade-Escolas;

Elaboração de um artigo publicável com a proposta pedagógica (oficina/aula/plano) e um relatório final da disciplina, embasado nos diários de classe.

AVALIAÇÃO

Deverá ser de natureza processual, realizada a partir de trabalhos individuais e coletivos. Sendo assim, serão fonte de avaliação:

* Participação em sala

Os momentos de aula de prática de ensino são momentos privilegiados de troca e reconstrução. Para tanto, o aluno deve recorrer às referências, buscar se apropriar das tecnologias e metodologias, abrir-se para o diálogo e reflexão sobre as práticas estabelecidas. Desta maneira, o aluno deixa de ser um "ser sem luz" para se tornar um co-autor de um processo coletivo de formação e recontrução, sendoque para tal, é impressindível a participação do aluno em sala.

* Articulação Universidade-Escolas

É fundamental que os alunos aprofundem os contatos com as escolas e seus contextos, atuando como um elemento ligante entre Universidade e Escolas. Neste ponto, pretende-se realizar orientações individuais e coletivas, grupos de estudo para planejamentos coletivos de alunos que atuam em áreas/séries semelhantes, diálogo efetivo e constante do professor com tutor, desenvolvimento de projetos conjuntos. Pretede-se mapear dificuldades encontradas em sala de aula, preparar oficinas e realizá-las em um workshop com os professores da rede pública de ensino.

* Diário

Realizar um relatório ao final do semestre geralmente não dá subsídios para a orientação em processo e, muitas vezes, não dá sequer a idéia do contexto em que o aluno atuou. Ao contrário disto, os "Diários de prática de ensino" (Porlán, 1997) viabilizam uma melhor reflexão na e (principalmente) da ação, além de constantes reconstruções. Para tanto é necesário que o alno faça da reflexão uma atividade diária (não apenas "relato"), dialogando sua prática com as orientações, estudos coletivos e leituras. Ser um professor reflexivo não é adjetivar o professor.

* Registro e Produção

Todo o processo vivenciado na disciplina deve ser registrado em um relatório, entregue no final do semestre. Os alunos também produzirão um artigo baseado nas vivências em escola, além de uma oficina realizada com os professores da rede de ensino.

* Visibilidade

Ao final do semestre é essencial que se faça uma nova reavaliação do processo realizado (além das releituras ao longo do período). Esta vivência possibilitará que o professor em formação chegue a conclusões interessantes sobre este processo. Um dos passos para a mudança é a visibilidade, sendo assim, os alunos deverão apresentar uma produção com os resultados e reflexões de suas vivências, no formato de um material publicável, contribuindo para este desenvolvimento.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Concepção da Didática e sua importância na formação do professor.

Estudo das Tendências Pedagógicas Liberal e Progressista e suas subdivisões

Especificidades do ensino de Ciências no Ensino Fundamental. Construção do conhecimento.

Elaboração de planos de curso/unidade/aula para o 3.o e 4.o ciclos do ensino fundamental.

Etapas do processo de planejar a prática pedagógica: objetivos, conteúdos, metodologia, recursos didáticos, avaliação.

A sala de aula e as relações : teoria/ prática; conteúdo/forma; professor/aluno; ensino/aprendizagem

BIBLIOGRAFIA

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PCNs

LDB

CNE


 

Boas Vindas

Terça começam as aulas da disciplina Ensino de Ciências Naturais e eu gostaria de desejar boas vindas a todos!
Este será um semestre onde discutiremos algumas questões relevantes e atuais do Ensino de Ciência, tais como questões curriculares, saberes de senso comum e conhecimento científico, formação de professores, saberes necessários à docência, o cotidiano e a realidade escolar, as linguagens e tecnologias no ensino das ciências, legislação brasileira referente ao ensino das ciências, a prática de ensino e o estágio supervisionado, entre outras demandas que poderão surgir no decorrer do semestre.
Os alunos deverão realizar observações e intervenções em escola, sendo que ao final do semestre apresentarão suas expriências em um seminário integrador entre Universidade e Escolas.
A avaliação se dará a partir da participação em sala de aula e das atividades propostas, o relato e reflexões em diários (blog), a apresentação de sua vivência no seminário e a entrega de um ensaio e o artigo final.

Desejo a todos um ótimo semestre!!!

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