Friday, March 10, 2006
Primeira aula (07/03/06)
Aula 1 – 07/03/06
Apresentação dos alunos, da professora e da dinâmica a ser desenvolvida durante o semestre.
Estavam presentes 10 alunos, sendo que destes seis atuam ou já atuaram em escola/ensino, nem sempre com a disciplina de ciências. Os alunos são de sexto e oitavo semestre do curso de Ciências Naturais.
Todos tem acesso à internet (às vezes discada, às vezes na Faced) e apenas um dos alunos relatou não ter e-mail.
Foi apresentado o programa da disciplina: ementa, objetivos, metodologia, avaliação, conteúdo, bibliografia, bem como a programação das próximas aulas e as principais atividades que serão desenvolvidas durante a disciplina.
Nas primeiras quatro semanas, pretende-se estudar trechos dos livros
PORLÁN, Rafael; MARTIN, José. El diario del profesor: un recurso para la investigacion en el aula.. Sevilla : Díada, 1997.
DELIZOICOV, Demétrio. ANGOTTI, José André. Metodologia do Ensino de Ciências.
DELIZOICOV, Demétrio. ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos.
BIZZO, Nelio. Ciências: fácil ou difícil?
KRASILCHIK, Myriam. O professor e o currículo das Ciências.
Além de uma breve retomada sobre alguns aspectos da legislação (LDB, PCNs, CNE)
O programa segue com a observação de uma escola (os alunos devem entrar em contato). Os alunos serão dispensados das aulas dos dias 20/04, 27/04 e 04/05 (datas ainda a confirmar) para realizar tais observações (será fornecido um roteiro), sendo que deverão relatar esta experiência no dia 11/05, com entrega de relato escrito, contemplando todos os pontos do roteiro e indicando a atividade que pretendem desenvolver. Os relatos serão lidos pela professora, que fará considerações a eles na aula do dia16/05.
Juntamente com estas atividades, pretende-se discutir, da sexta a décima primeira semana, os livros:
ALVES, Nilda; LEITE,
CARVALHO, Anna M Pessoa; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências.
PICONEZ, Stela (coord.) A prática de ensino e o estátio supervisionado.
FÁVERO, Maria de lourdes. Universidade e estágio curricular. In. Nilda Alves
HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora.
A 12. semana de aula está reservada para preparação das atividades que deverão ser implementadas na 13º e 14º semana (29 de maio a 10 de junho).
Concomitantemente será realizada a discussão de:
FRACALANZA, Hilário; AMARAL, Ivan Amorosino do; GOUVEIA, Mariley Simões Flória. O ensino de ciências no primeiro grau.
As atividades realizadas serão apresentadas informalmente para a turma no dia 13/06. A 16º semana será de orientações individuais para a apresentação formal do relato e para a confecção do artigo, do qual o relato das observações deverá fazer parte.
Na 17º semana será a apresentação formal das atividades, em um seminário organizado juntamente aos alunos, com data ainda a definir. Será estimulada a presença de atores das escolas onde os alunos desenvolveram as atividades, bem como a participação de alunos de outras disciplinas.
A 18º semana será de avaliações: entrega de artigos, avaliação dos blogs...
Para informações mais precisas os alunos devem consultar o cronograma detalhado (também publicado no blog). Os alunos que não realizarem alguma das atividades a seguir estarão nas finais:
- participação satisfatória das discussões em aula;
- relatos constantes no blog;
- observação nas escolas, apresentação, relato e entrega de material escrito sobre
- preparação e aplicação das atividades na escola, apresentação em classe e entrega de artigo;
-participação na organização do seminário e apresentação formal das atividades.
A primeira aula seguiu com alguns apontamentos de
DELIZOICOV, Demétrio. ANGOTTI, José André. Metodologia do Ensino de Ciências.
dos quais a professora abordou pontos sobre a formação de professores e o ensino de ciências, sempre discutindo os pontos com os alunos, incentivando a apresentação de experiências anteriores dos alunos. Foram abordados pontos como:
- Metodologia do ensino de ciências
- Concepções de currículo
- Conhecimento científico e senso comum
- Lacunas na formação de professores
- Trabalho docente acrítico
- Preocupação (ou falta de) dos professores com o cotidiano e o meio ambiente
- Integração e interdisciplinaridade
- Problemas instiucionais
- Os laboratórios
- Infraestrutura
- Para que estudar Ciências
- Para que ensinar Ciências
- Integração Universidades-Escolas-Sociedade