Friday, March 10, 2006

 

Primeira aula (07/03/06)

Aula 1 – 07/03/06

Apresentação dos alunos, da professora e da dinâmica a ser desenvolvida durante o semestre.

Estavam presentes 10 alunos, sendo que destes seis atuam ou já atuaram em escola/ensino, nem sempre com a disciplina de ciências. Os alunos são de sexto e oitavo semestre do curso de Ciências Naturais.

Todos tem acesso à internet (às vezes discada, às vezes na Faced) e apenas um dos alunos relatou não ter e-mail.

Foi apresentado o programa da disciplina: ementa, objetivos, metodologia, avaliação, conteúdo, bibliografia, bem como a programação das próximas aulas e as principais atividades que serão desenvolvidas durante a disciplina.

Nas primeiras quatro semanas, pretende-se estudar trechos dos livros

PORLÁN, Rafael; MARTIN, José. El diario del profesor: un recurso para la investigacion en el aula.. Sevilla : Díada, 1997.

DELIZOICOV, Demétrio. ANGOTTI, José André. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo : Cortez, 1994. (Coleção magistério 2 graul. Série formação do professor)

DELIZOICOV, Demétrio. ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo : Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação)

BIZZO, Nelio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo : Ática, 1998.

KRASILCHIK, Myriam. O professor e o currículo das Ciências. São Paulo : Edusp, 1987

Além de uma breve retomada sobre alguns aspectos da legislação (LDB, PCNs, CNE)

O programa segue com a observação de uma escola (os alunos devem entrar em contato). Os alunos serão dispensados das aulas dos dias 20/04, 27/04 e 04/05 (datas ainda a confirmar) para realizar tais observações (será fornecido um roteiro), sendo que deverão relatar esta experiência no dia 11/05, com entrega de relato escrito, contemplando todos os pontos do roteiro e indicando a atividade que pretendem desenvolver. Os relatos serão lidos pela professora, que fará considerações a eles na aula do dia16/05.

Juntamente com estas atividades, pretende-se discutir, da sexta a décima primeira semana, os livros:

ALVES, Nilda; LEITE, Regina (orgs). O sentido da Escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

CARVALHO, Anna M Pessoa; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências. São Paulo: Cortez, 2003. (Coleção Questões da Nossa época; v. 26)

PICONEZ, Stela (coord.) A prática de ensino e o estátio supervisionado. Campinas, SP : Papirus, 1991. (Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico)

FÁVERO, Maria de lourdes. Universidade e estágio curricular. In. Nilda Alves

HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora.

A 12. semana de aula está reservada para preparação das atividades que deverão ser implementadas na 13º e 14º semana (29 de maio a 10 de junho).

Concomitantemente será realizada a discussão de:

FRACALANZA, Hilário; AMARAL, Ivan Amorosino do; GOUVEIA, Mariley Simões Flória. O ensino de ciências no primeiro grau. São Paulo: Atual, 1986. (Projeto magistério)

As atividades realizadas serão apresentadas informalmente para a turma no dia 13/06. A 16º semana será de orientações individuais para a apresentação formal do relato e para a confecção do artigo, do qual o relato das observações deverá fazer parte.

Na 17º semana será a apresentação formal das atividades, em um seminário organizado juntamente aos alunos, com data ainda a definir. Será estimulada a presença de atores das escolas onde os alunos desenvolveram as atividades, bem como a participação de alunos de outras disciplinas.

A 18º semana será de avaliações: entrega de artigos, avaliação dos blogs...

Para informações mais precisas os alunos devem consultar o cronograma detalhado (também publicado no blog). Os alunos que não realizarem alguma das atividades a seguir estarão nas finais:

- participação satisfatória das discussões em aula;

- relatos constantes no blog;

- observação nas escolas, apresentação, relato e entrega de material escrito sobre

- preparação e aplicação das atividades na escola, apresentação em classe e entrega de artigo;

-participação na organização do seminário e apresentação formal das atividades.

A primeira aula seguiu com alguns apontamentos de

DELIZOICOV, Demétrio. ANGOTTI, José André. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo : Cortez, 1994. (Coleção magistério 2 graul. Série formação do professor)

dos quais a professora abordou pontos sobre a formação de professores e o ensino de ciências, sempre discutindo os pontos com os alunos, incentivando a apresentação de experiências anteriores dos alunos. Foram abordados pontos como:

- Metodologia do ensino de ciências

- Concepções de currículo

- Conhecimento científico e senso comum

- Lacunas na formação de professores

- Trabalho docente acrítico

- Preocupação (ou falta de) dos professores com o cotidiano e o meio ambiente

- Integração e interdisciplinaridade

- Problemas instiucionais

- Os laboratórios

- Infraestrutura

- Para que estudar Ciências

- Para que ensinar Ciências

- Integração Universidades-Escolas-Sociedade


Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?