Thursday, March 09, 2006
CRONOGRAMA
1ª Semana(06-11 de março)
Aula 1 – 07/03/06
Apresentação (Os alunos e suas vivências;O programa da disciplina)
Encaminhamento para aula 3 (14/03/06): leitura e fichamento de
DELIZOICOV, Demétrio. ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo : Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação)
Aula 2 – 09/03/06
A importância do registro -
PORLÁN, Rafael; MARTIN, José. El diario del profesor: un recurso para la investigacion en el aula.. Sevilla : Díada, 1997.
Confecção dos blogs
Encaminhamento para aula 3 (14/03/06): Preparar apresentação, em grupos, de
DELIZOICOV, Demétrio. ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo : Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação)
2ª Semana(13-18 de março)
Aula 3 – 14/03/06
Apresentação (em grupos) e discussão do livro
DELIZOICOV, Demétrio. ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo : Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação)
Os alunos deverão postar, no blog, comentário gerado pela discussão.
Encaminhamento para aula 5 (21/03/06): leitura e fichamento de
BIZZO, Nelio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo : Ática, 1998.
Aula 4 – 16/03/06
Introdução ao livro:
BIZZO, Nelio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo : Ática, 1998.
Orientações para observação em sala de aula, apresentação de descrição de escola:
HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre : Artes Médicas, 1998. (pgs 17-18 e 153-161)
3ª Semana(20-25 de março)
Aula 5 – 21/03/06
Apresentação e discussão do livro
BIZZO, Nelio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo : Ática, 1998.
Os alunos deverão postar, no blog, comentário gerado pela discussão.
Contatos com as escolas (observações nos dias 20/04, 27/04, 05/05)
As observações serão apresentadas como relatos, na forma de seminário interno, além da produção de artigo sobre a vivência; após as observações deverão ser encaminhadas propostas de trabalho nas escolas
Aula 6 – 23/03/06
KRASILCHIK, Myriam. O professor e o currículo das Ciências. São Paulo : Edusp, 1987
Os alunos deverão postar, no blog, comentário gerado pela discussão.
Introdução à LDB
4ª Semana(27 de março-1 de abril)
Aula 7 – 28/03/06
Pesquisa sobre a legislação vigente em educação.
Lei de Diretrizes e Bases
Os alunos devem postar, no blog, comentários sobre os pontos relevantes da legislação vigente
Aula 8 – 30/03/06
Discussão dos achados da pesquisa
Parâmetros Curriculares Nacionais
5ª Semana(3-8 de abril)
Aula 9 – 04/04/06
Parâmetros Curriculares Nacionais
Aula 10 – 06/04/06
Referenciais curriculares / Resoluções CNE
Contatos com as escolas (observações nos dias 20/04, 27/04, 05/05)
As observações serão apresentadas como relatos, na forma de seminário interno, além da produção de artigo sobre a vivência; após as observações deverão ser encaminhadas propostas de trabalho nas escolas
6ª Semana(10-15 de abril) 14-Paixão
Aula 11 – 11/04/06
A construção do currículo escolar e sua relação com o ensino de Ciências
ALVES, Nilda; LEITE, Regina (orgs). O sentido da Escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
(entre outros)
Aula 12 – 13/04/06
A construção do currículo escolar e sua relação com o ensino de Ciências
7ª Semana(17-22 de abril) 21-Tiradentes
Aula 13 – 18/04/06
Apresentação e discussão do livro
CARVALHO, Anna M Pessoa; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências. São Paulo: Cortez, 2003. (Coleção Questões da Nossa época; v. 26)
Encaminhamento para aula 15 (25/04/06) – a turma será dividida em dois grupos que apresentarão
PICONEZ. A prática de ensino e o estágio supervisionado
FÁVERO, Maria de lourdes. Universidade e estágio curricular. In. Nilda Alves
Aula 14 – 20/04/06 – Observação na escola
8ª Semana(24-29 de abril)
Aula 15 – 25/04/06 – Acompanhamento das observações na escola, discussão coletiva
Os alunos devem postar, no blog, os relatos das observações
Apresentação de Piconez e Fávero
Encaminhamento para aula 17 (02/05/06) – O laboratório e as tecnologias
Aula 16 – 27/04/06 – Observação na escola
9ª Semana(1-6 de maio) 1 – Dia do Trabalho
Aula 17 – 02/05/06 – Atividade - O laboratório e as tecnologias
Aula 18 – 04/05/06 – Observação na escola
10ª Semana(8-13 de maio)
Aula 19 – 09/05/06 – Preparação do seminário
Aula 20 – 11/05/06 – Apresentação das observações, no formato de seminário interno. Juntamente deverão ser discutidas as propostas de trabalho nas escolas. Antes de iniciar a apresentação, os alunos deverão entregar artigo sobre a vivência.
Encaminhamento para aula 22 (18/05/06): HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora.
11ª Semana(15-20 de maio)
Aula 21 – 16/05/06 – Discussão sobre os artigos e sobre os encaminhamentos das propostas
Aula 22 – 18/05/06 – Discussão: HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora.
Encaminhamento para aula 24 (25/05/06): FRACALANZA, Hilário; AMARAL, Ivan Amorosino do; GOUVEIA, Mariley Simões Flória. O ensino de ciências no primeiro grau. São Paulo: Atual, 1986. (Projeto magistério)
12ª Semana(22-27 de maio)
Aula 23 – 23/05/06 – Preparação das atividades. Os alunos deverão articular os professores da escola, de forma que eles participem, de uma ou outra forma, do workshop.
Aula 24 – 25/05/06 Discussão: FRACALANZA, Hilário; AMARAL, Ivan Amorosino do; GOUVEIA, Mariley Simões Flória. O ensino de ciências no primeiro grau. São Paulo: Atual, 1986. (Projeto magistério)
13ª Semana(29 de maio-3 de junho)
Aula 25 – 30/05/06 – Aplicação das atividades
Aula 26 – 01/06/06 – Aplicação das atividades
14ª Semana(5-10 de junho)
Aula 27 – 06/06/06 – Aplicação das atividades
Aula 28 – 08/06/06 – Aplicação das atividades
15ª Semana(12-17 de junho) 15 – Corpus Christi
Aula 29 – 13/06/06 – Relato informal da aplicação. Preparação de Workshop (17 semana). A atividade deverá gerar um artigo publicável
Aula 30 – 15/06/06 - FERIADO
16ª Semana(19-24 de junho)
Aula 31 – 20/06/06 – Orientações individuais – os alunos devem mostrar a prévia do relatório (data de entrega: 04/07/06), revisão do artigo da atividade
Aula 32 – 22/06/06 – Orientações individuais – os alunos devem mostrar a prévia do relatório (data de entrega: 04/07/06), revisão do artigo da atividade
17ª Semana(26 de junho-1 de julho)
Aula 33 – 27/06/06 – Workshop (esta data pode mudar: será estimulada a participação do público externo, professores das escolas) Ao apresentar, o aluno deverá entregar o artigo
Aula 34 – 29/06/06 – Workshop (esta data pode mudar: será estimulada a participação do público externo, professores das escolas)
18ª Semana(03-08 de julho) – 02/07 Aniversário de Fundação da UFBA
Aula 35 – 04/07/06 – Data final para entrega dos dois artigos (com as devidas alterações sugeridas) e do relatório final da disciplina. O laboratório de informática ficará a disposição para dar os últimos retoques nos blogs
Aula 36 – 06/07/06 – Releitura dos blogs
19ª Semana(10-15 de julho)
Aula 37 – 11/07/06
Aula 38 – 13/07/06
Provas finais:a 22 de julho
(17-22 de julho);(24-29 de julho);(31de julho-5 de agosto)
AVALIAÇÃO/ DATAS
* Participação em sala - Processo contínuo
* Articulação Universidade-Escolas- Observação da escola(20/04, 27/04, 05/05); Relatos (11/05/06 e 13/06/06); Participação no workshop ( 13/06/06, 27/06/06?, 29/06/06?)
* Diário - Processo constante, registrado no blog (releitura em 06/07/06)
* Registro e Produção
Todo o processo vivenciado na disciplina deve ser registrado em um relatório, entregue no final do semestre (04/07/06) . Os alunos também produzirão dois artigos (entregas: 11/05/06 e 27-29?/06/06, revisão para 04/07/06) baseado nas observações e vivências em escola, além de uma oficina realizada com os professores da rede de ensino (30/05, 01/06, 06/06, 08/06) e apresentada no workshop (27-29?/06/06).
* Visibilidade
Ao final do semestre é essencial que se faça uma nova reavaliação do processo realizado (além das releituras ao longo do período). Esta vivência possibilitará que o professor em formação chegue a conclusões interessantes sobre este processo. Um dos passos para a mudança é a visibilidade, sendo assim, os alunos deverão apresentar uma produção com os resultados e reflexões de suas vivências, no formato de um material publicável, contribuindo para este desenvolvimento.
[URL=http://www.wallpaperhungama.in/details.php?image_id=13240][IMG]http://www.wallpaperhungama.in/data/thumbnails/117/Minissha Lamba-90.jpg[/IMG][/URL]
[URL=http://www.wallpaperhungama.in/details.php?image_id=13236][IMG]http://www.wallpaperhungama.in/data/thumbnails/117/Minissha Lamba-87.jpg[/IMG][/URL]
[URL=http://www.wallpaperhungama.in/details.php?image_id=13234][IMG]http://www.wallpaperhungama.in/data/thumbnails/117/Minissha Lamba-85.jpg[/IMG][/URL]
[url=http://www.wallpaperhungama.in/cat-Minissha-Lamba-117.htm][b]Minissha Lamba Sexy Wallpapers[/b][/url]
Photo gallery at WallpaperHungama.in is dedicated to Minissha Lamba Pictures. Click on the thumbnails on enlarged Minissha Lamba pictures, intimate photographs and snobbish photos. Also constraint discernible other Pictures Gallery through despite Squeaky quality and High Resolution portrait scans, silver screen captures, cinema promos, wallpapers, hollywood & bollywood pictures, photos of actresses and celebrities
[url=http://www.bebo.com/buylevitraonline1]buy levitra cheap online[/url]
Watch movies without download here:
http://www.freemoviez.biz
Worth your time
See you later
[URL=http://www.freemoviez.biz][IMG]http://static.thepiratebay.org/img/firefox-22.png[/IMG][/URL]
you can up with up with drugs like [url=http://www.generic4you.com/Sildenafil_Citrate_Viagra-p2.html]viagra[/url], [url=http://www.generic4you.com/Tadalafil-p1.html]cialis[/url], [url=http://www.generic4you.com/VardenafilLevitra-p3.html]levitra[/url] and more at www.rxpillsmd.net, the pre-eminent [url=http://www.rxpillsmd.net]viagra[/url] informant on the web. well another great [url=http://www.i-buy-viagra.com]viagra[/url] pharmacy you can find at www.i-buy-viagra.com
Using the stomach hand, push in and toward the throat twice, but without too much force If a cloth is breathable and also makes it possible for air to circulate around the material, the bicyclist may be able to control his body temperature, keeping warm when the season is frigid as well as staying cool when the weather is very warm If you deplete yourself you'll be left with nothing to giveI understood the concept of faith
Nike JJ Watt Jersey
You will become invisible to all in the old realm It also had healing and divinatory roots that make up at least 64 different tracts not to mention the 5 dialects Giving these gifts will allow you to share with others your most unique treasure: your authentic selfWomen's NFL Jerseys NFL jerseys for women are becoming more popular
Mike Ditka Women's Jersey
and so on
You may be thinking[url=http://fans-chicago.com/]Women's Brian Urlacher Jersey[/url]
;Cute story but what does this have to do with me?;Ponder this:Does a similar reaction happen for you? Something happens in your life (the something rhymes with ;it;)[url=http://www.jjwattjerseys.com/]J.J. Watt Texans Jersey[/url]
and you jump to reaction mode[url=http://ravensofficialnflshop.com/]Terrell Suggs Women's Jersey[/url]
as if on autopilot4 To get ideas[url=http://patriotsofficialshop.com/]Stevan Ridley Authentic Jersey[/url]
read books[url=http://redskinsfootballstore.com/]Pierre Garcon Elite Jersey[/url]
take courses[url=http://nikebengalsnflstore.com/]Andy Dalton Orange Jersey[/url]
ask other professionals how they built their practices[url=http://www.claymatthewsjersey.net/]Nike Clay Matthews Jersey[/url]
or hire a marketing consultant or coach
[url=http://prizerewards.nl/myquiz/index.php?keyword=Forum]Click Here[/url]
<< Home