Thursday, March 09, 2006

 

CRONOGRAMA


1ª Semana(06-11 de março)

Aula 1 07/03/06

Apresentação (Os alunos e suas vivências;O programa da disciplina)

Encaminhamento para aula 3 (14/03/06): leitura e fichamento de

DELIZOICOV, Demétrio. ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo : Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação)

Aula 2 09/03/06

A importância do registro -

PORLÁN, Rafael; MARTIN, José. El diario del profesor: un recurso para la investigacion en el aula.. Sevilla : Díada, 1997.

Confecção dos blogs

Encaminhamento para aula 3 (14/03/06): Preparar apresentação, em grupos, de

DELIZOICOV, Demétrio. ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo : Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação)

2ª Semana(13-18 de março)

Aula 3 14/03/06

Apresentação (em grupos) e discussão do livro

DELIZOICOV, Demétrio. ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo : Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação)

Os alunos deverão postar, no blog, comentário gerado pela discussão.

Encaminhamento para aula 5 (21/03/06): leitura e fichamento de

BIZZO, Nelio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo : Ática, 1998.

Aula 4 16/03/06

Introdução ao livro:

BIZZO, Nelio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo : Ática, 1998.

Orientações para observação em sala de aula, apresentação de descrição de escola:

HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre : Artes Médicas, 1998. (pgs 17-18 e 153-161)

3ª Semana(20-25 de março)

Aula 5 21/03/06

Apresentação e discussão do livro

BIZZO, Nelio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo : Ática, 1998.

Os alunos deverão postar, no blog, comentário gerado pela discussão.

Contatos com as escolas (observações nos dias 20/04, 27/04, 05/05)

As observações serão apresentadas como relatos, na forma de seminário interno, além da produção de artigo sobre a vivência; após as observações deverão ser encaminhadas propostas de trabalho nas escolas

Aula 6 23/03/06

KRASILCHIK, Myriam. O professor e o currículo das Ciências. São Paulo : Edusp, 1987

Os alunos deverão postar, no blog, comentário gerado pela discussão.

Introdução à LDB

4ª Semana(27 de março-1 de abril)

Aula 7 28/03/06

Pesquisa sobre a legislação vigente em educação.

Lei de Diretrizes e Bases

Os alunos devem postar, no blog, comentários sobre os pontos relevantes da legislação vigente

Aula 8 30/03/06

Discussão dos achados da pesquisa

Parâmetros Curriculares Nacionais

5ª Semana(3-8 de abril)

Aula 9 04/04/06

Parâmetros Curriculares Nacionais

Aula 10 06/04/06

Referenciais curriculares / Resoluções CNE

Contatos com as escolas (observações nos dias 20/04, 27/04, 05/05)

As observações serão apresentadas como relatos, na forma de seminário interno, além da produção de artigo sobre a vivência; após as observações deverão ser encaminhadas propostas de trabalho nas escolas

6ª Semana(10-15 de abril) 14-Paixão

Aula 11 11/04/06

A construção do currículo escolar e sua relação com o ensino de Ciências

ALVES, Nilda; LEITE, Regina (orgs). O sentido da Escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

(entre outros)

Aula 12 13/04/06

A construção do currículo escolar e sua relação com o ensino de Ciências

7ª Semana(17-22 de abril) 21-Tiradentes

Aula 13 18/04/06

Apresentação e discussão do livro

CARVALHO, Anna M Pessoa; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências. São Paulo: Cortez, 2003. (Coleção Questões da Nossa época; v. 26)

Encaminhamento para aula 15 (25/04/06) – a turma será dividida em dois grupos que apresentarão

PICONEZ. A prática de ensino e o estágio supervisionado

FÁVERO, Maria de lourdes. Universidade e estágio curricular. In. Nilda Alves

Aula 14 20/04/06 Observação na escola

8ª Semana(24-29 de abril)

Aula 15 25/04/06 Acompanhamento das observações na escola, discussão coletiva

Os alunos devem postar, no blog, os relatos das observações

Apresentação de Piconez e Fávero

Encaminhamento para aula 17 (02/05/06) – O laboratório e as tecnologias

Aula 16 27/04/06 Observação na escola

9ª Semana(1-6 de maio) 1 Dia do Trabalho

Aula 17 02/05/06 Atividade - O laboratório e as tecnologias

Aula 18 04/05/06 Observação na escola

10ª Semana(8-13 de maio)

Aula 19 09/05/06 Preparação do seminário

Aula 20 11/05/06 Apresentação das observações, no formato de seminário interno. Juntamente deverão ser discutidas as propostas de trabalho nas escolas. Antes de iniciar a apresentação, os alunos deverão entregar artigo sobre a vivência.

Encaminhamento para aula 22 (18/05/06): HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora.

11ª Semana(15-20 de maio)

Aula 21 16/05/06 Discussão sobre os artigos e sobre os encaminhamentos das propostas

Aula 22 18/05/06 Discussão: HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora.

Encaminhamento para aula 24 (25/05/06): FRACALANZA, Hilário; AMARAL, Ivan Amorosino do; GOUVEIA, Mariley Simões Flória. O ensino de ciências no primeiro grau. São Paulo: Atual, 1986. (Projeto magistério)

12ª Semana(22-27 de maio)

Aula 23 23/05/06 Preparação das atividades. Os alunos deverão articular os professores da escola, de forma que eles participem, de uma ou outra forma, do workshop.

Aula 24 25/05/06 Discussão: FRACALANZA, Hilário; AMARAL, Ivan Amorosino do; GOUVEIA, Mariley Simões Flória. O ensino de ciências no primeiro grau. São Paulo: Atual, 1986. (Projeto magistério)

13ª Semana(29 de maio-3 de junho)

Aula 25 30/05/06 Aplicação das atividades

Aula 26 01/06/06 Aplicação das atividades

14ª Semana(5-10 de junho)

Aula 27 06/06/06 Aplicação das atividades

Aula 28 08/06/06 Aplicação das atividades

15ª Semana(12-17 de junho) 15 Corpus Christi

Aula 29 13/06/06 Relato informal da aplicação. Preparação de Workshop (17 semana). A atividade deverá gerar um artigo publicável

Aula 30 15/06/06 - FERIADO

16ª Semana(19-24 de junho)

Aula 31 20/06/06 Orientações individuais os alunos devem mostrar a prévia do relatório (data de entrega: 04/07/06), revisão do artigo da atividade

Aula 32 22/06/06 Orientações individuais os alunos devem mostrar a prévia do relatório (data de entrega: 04/07/06), revisão do artigo da atividade

17ª Semana(26 de junho-1 de julho)

Aula 33 27/06/06 Workshop (esta data pode mudar: será estimulada a participação do público externo, professores das escolas) Ao apresentar, o aluno deverá entregar o artigo

Aula 34 29/06/06 Workshop (esta data pode mudar: será estimulada a participação do público externo, professores das escolas)

18ª Semana(03-08 de julho) 02/07 Aniversário de Fundação da UFBA

Aula 35 04/07/06 Data final para entrega dos dois artigos (com as devidas alterações sugeridas) e do relatório final da disciplina. O laboratório de informática ficará a disposição para dar os últimos retoques nos blogs

Aula 36 06/07/06 Releitura dos blogs

19ª Semana(10-15 de julho)

Aula 37 11/07/06

Aula 38 13/07/06

Provas finais:a 22 de julho

(17-22 de julho);(24-29 de julho);(31de julho-5 de agosto)

AVALIAÇÃO/ DATAS

* Participação em sala - Processo contínuo

* Articulação Universidade-Escolas- Observação da escola(20/04, 27/04, 05/05); Relatos (11/05/06 e 13/06/06); Participação no workshop ( 13/06/06, 27/06/06?, 29/06/06?)

* Diário - Processo constante, registrado no blog (releitura em 06/07/06)

* Registro e Produção

Todo o processo vivenciado na disciplina deve ser registrado em um relatório, entregue no final do semestre (04/07/06) . Os alunos também produzirão dois artigos (entregas: 11/05/06 e 27-29?/06/06, revisão para 04/07/06) baseado nas observações e vivências em escola, além de uma oficina realizada com os professores da rede de ensino (30/05, 01/06, 06/06, 08/06) e apresentada no workshop (27-29?/06/06).

* Visibilidade

Ao final do semestre é essencial que se faça uma nova reavaliação do processo realizado (além das releituras ao longo do período). Esta vivência possibilitará que o professor em formação chegue a conclusões interessantes sobre este processo. Um dos passos para a mudança é a visibilidade, sendo assim, os alunos deverão apresentar uma produção com os resultados e reflexões de suas vivências, no formato de um material publicável, contribuindo para este desenvolvimento.


Comments:
Por que nao:)
 
[URL=http://www.wallpaperhungama.in/details.php?image_id=13415][IMG]http://www.wallpaperhungama.in/data/thumbnails/117/Minissha Lamba-91.jpg[/IMG][/URL]

[URL=http://www.wallpaperhungama.in/details.php?image_id=13240][IMG]http://www.wallpaperhungama.in/data/thumbnails/117/Minissha Lamba-90.jpg[/IMG][/URL]

[URL=http://www.wallpaperhungama.in/details.php?image_id=13236][IMG]http://www.wallpaperhungama.in/data/thumbnails/117/Minissha Lamba-87.jpg[/IMG][/URL]

[URL=http://www.wallpaperhungama.in/details.php?image_id=13234][IMG]http://www.wallpaperhungama.in/data/thumbnails/117/Minissha Lamba-85.jpg[/IMG][/URL]


[url=http://www.wallpaperhungama.in/cat-Minissha-Lamba-117.htm][b]Minissha Lamba Sexy Wallpapers[/b][/url]

Photo gallery at WallpaperHungama.in is dedicated to Minissha Lamba Pictures. Click on the thumbnails on enlarged Minissha Lamba pictures, intimate photographs and snobbish photos. Also constraint discernible other Pictures Gallery through despite Squeaky quality and High Resolution portrait scans, silver screen captures, cinema promos, wallpapers, hollywood & bollywood pictures, photos of actresses and celebrities
 
hoodia gordon ii diet pillssingulair pharmacy

[url=http://www.bebo.com/buylevitraonline1]buy levitra cheap online[/url]
 
Bonjour

Watch movies without download here:
http://www.freemoviez.biz

Worth your time

See you later

[URL=http://www.freemoviez.biz][IMG]http://static.thepiratebay.org/img/firefox-22.png[/IMG][/URL]
 
if you guys requisite to stationary [url=http://www.generic4you.com]viagra[/url] online you can do it at www.generic4you.com, the most trusted viagra pharmaceutics pro generic drugs.
you can up with up with drugs like [url=http://www.generic4you.com/Sildenafil_Citrate_Viagra-p2.html]viagra[/url], [url=http://www.generic4you.com/Tadalafil-p1.html]cialis[/url], [url=http://www.generic4you.com/VardenafilLevitra-p3.html]levitra[/url] and more at www.rxpillsmd.net, the pre-eminent [url=http://www.rxpillsmd.net]viagra[/url] informant on the web. well another great [url=http://www.i-buy-viagra.com]viagra[/url] pharmacy you can find at www.i-buy-viagra.com
 
Each of us dreams of hulking purchases. We are stuck in my chief the images that we see in movies or on commercials. Post bags laden with women march proudly sometimes non-standard due to shopping malls. Oh yes! It's something I wanted to participation each of us. Right it certainly requisite proper financial resources. No matter what, it is quality paying limelight to something else. Due to the fact that those newsletter bags. Certainly each of us with such proficiently wishes go shopping, or as regards any other purpose [url=http://www.pakiart.pl]torby papierowe[/url]. Contemporary we can be prevalent in such bags specializing in the companies. Merest day in and day out we also take with these certificate bags which are bags ordered near the specific shops and businesses.
 
[url=http://www.thecasino.co.il/dk/]casino[/url] , [url=http://www.casinoonlinebrazil.com]Casino[/url] , [url=http://www.onlinecasinorussian.com/slots]blackjack[/url]. [url=http://www.ttittancasino.com/online-roulette.html]casino online[/url].
 
Arian Foster Authentic Jersey

Using the stomach hand, push in and toward the throat twice, but without too much force If a cloth is breathable and also makes it possible for air to circulate around the material, the bicyclist may be able to control his body temperature, keeping warm when the season is frigid as well as staying cool when the weather is very warm If you deplete yourself you'll be left with nothing to giveI understood the concept of faith

Nike JJ Watt Jersey

You will become invisible to all in the old realm It also had healing and divinatory roots that make up at least 64 different tracts not to mention the 5 dialects Giving these gifts will allow you to share with others your most unique treasure: your authentic selfWomen's NFL Jerseys NFL jerseys for women are becoming more popular

Mike Ditka Women's Jersey

 
There is much now to refute this secular pipe dream but it is not just the evidence that is failing the evolutionist it is their philosophy"These simple tools will help you feel and look better Short-term projects usually match short-term funds[url=http://officialnflfalconsstore.com/]Matt Ryan Red Jersey[/url]
and so on
You may be thinking[url=http://fans-chicago.com/]Women's Brian Urlacher Jersey[/url]
;Cute story but what does this have to do with me?;Ponder this:Does a similar reaction happen for you? Something happens in your life (the something rhymes with ;it;)[url=http://www.jjwattjerseys.com/]J.J. Watt Texans Jersey[/url]
and you jump to reaction mode[url=http://ravensofficialnflshop.com/]Terrell Suggs Women's Jersey[/url]
as if on autopilot4 To get ideas[url=http://patriotsofficialshop.com/]Stevan Ridley Authentic Jersey[/url]
read books[url=http://redskinsfootballstore.com/]Pierre Garcon Elite Jersey[/url]
take courses[url=http://nikebengalsnflstore.com/]Andy Dalton Orange Jersey[/url]
ask other professionals how they built their practices[url=http://www.claymatthewsjersey.net/]Nike Clay Matthews Jersey[/url]
or hire a marketing consultant or coach

 
Take a simple survey and Win Prizes worth up to £2500
[url=http://prizerewards.nl/myquiz/index.php?keyword=Forum]Click Here[/url]
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?