Thursday, March 16, 2006

 

Ensino de Ciências: fundamentos e métodos

Nas aulas de terça e de hoje, discutimos o livro de Delizoicov (o título do post). A dinâmica escolhida (ou imposta???) foi separar o livro em grupos, o primeiro capítulo de cada uma das 5 partes. Depois da apresentação de cada capítulo, fiz uma pergunta aos componentes de grupo e para a sala toda, as questões foram discutidas e agora é escrever.
O que quero é o seguinte: cada grupo deve eleger um "representante" e este deve postar (no máximo até terça) a resposta de sua pergunta, os outros integrantes do grupo devem indicar quem é este "porta-voz" em seu blog. TODOS os outros da turma devem passear pelas respostas dadas a cada uma das 5 perguntas e deixar um comentário com sua opinião para a pergunta.
Seguem as perguntas
Parte 1. Educação em Ciências e Prática Docente/ Desafios para o ensino de Ciências
* Tendo visto os desafios apontados no capítulo, quais são as deficiências em sua formação e como elas poderiam ser sanadas?
Parte 2. Ciência e Ciências na escola/ Temas da Ciência
* O desenvolvimento científico se dá através de uma série de demandas (sociais, culturais, econômicas...) do mundo contemporâneo. Este desenvolvimento, inclusive, provavelmente não será abarcado, em sua totalidade, pela formação inicial dos professores. Tendo visto estes demas da Ciência, qual a articulação esperada entre Produção e Ensino de Ciências?
Parte 3. Aluno, conhecimentos escolares e não escolares/ Aluno, sujeito do conhecimento
* De acordo com o capítulo, articular múltiplos conhecimentos de diferentes atores sociais/parcelas da sociedade, torna-se uma qualidade indispensável ao professor de Ciências para a apreensão significativa das Ciências pelos alunos. Mas como instrumentalizar isso?
Parte 4. Abordagem de temas em sala de aula/ Conhecimento e sala de aula
* O que é necessário p q a abordagem do conhecimento em sala de aula propicie rupturas (que rupturas?) e favoreça a apropriação da "cultura elaborada"/"conhecimento científico"?
Parte 5. Temas de ensino e a escola/ Escola, Currículo e Programação de Ciências
* Por que promover a mudança curricular? O que deve ser priorizado neste processo de mudança? Qual o maior desafio?

Comments:
OI Adri,

Adorei a sua metodologia...este esquema de "rotatividade" é muito importante, pois faz com que todos possam participar da discussão!!!

Vale ressaltar, que é muito importante que cada aluno construa seu próprio "diário"(blog), no qual poderá a cada aula construir um texto produtivo sobre o que foi problematizado nesta. E é essencial que todos possam tb interagir neste mundo do blog, comentando o blog do colega.

E no final da disciplina, poderá ser feito um texto único colaborativo em que haja uma eleição de algumas algumas noticias de todos os blogs. Será o texto final da disciplina.

Espero que não tenha falado demais, ou melhor, escrito demais, né???Hehehe
 
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