Thursday, March 09, 2006

 

Programa

DISCIPLINA: EDC270 - Ensino de Ciências Naturais

CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 105h

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 5h

CREDITAÇÃO: 30 (15T e 15P) (Antigo: T01 P00 E00)

SEMESTRE: 2006.1

PROFESSORA: Adriane Lizbehd Halmann

Turma: 010100 Colegiado: 209 Vagas: 35

Horário: Terça e Quinta, 16:00-19:00

PROGRAMA

EMENTA

Estudo teórico-prático e discussão metodológica de tópicos selecionados de Ciências Físicas e Biológicas e sua relação com a saúde, Ciência, Tecnologia e sociedade.

OBJETIVOS

Analisar os pressupostos sócio-político-epistemológicos da Educação e sua Didática;

Discutir aspectos político-pedagógicos relacionados com o ensino de Ciências no 3.o e 4.o ciclos do ensino fundamental, considerando também aspectos legais da LDB, os parâmetros Curriculares Nacionais-PCN e as Diretrizes Curriculares (Resoluções do CNE);

Observar a prática pedagógica em escolas da rede pública de ensino, desenvolver a capacidade de registro e de discussão com os colegas, num movimento de ação-reflexão-ação, sempre buscando embasamento em referencial teórico; Preparar um seminário com os resultados deste processo;

Compreender a Prática Pedagógica Escolar enquanto prática social específica.

Elaborar planos de unidade/aula/oficina, tomando como referencial dados coletados nas escolas e discutidos em aula. Desenvolver as propostas em situações concretas. Registrar os resultados em forma de artigo publicável e apresentar em workshop construído pelos alunos para os professores da rede pública de ensino;

Construir e apresentar relatório sobre a disciplina, embasado nos registros nos diários de classe, no processo de reflexão-ação-reflexão, nas discussões e no referencial teórico.

METODOLOGIA

A linha metodológica deverá permitir a compreensão da práxis pedagógica em um trabalho de observação e percepção da realidade, através do processo dialético ação-reflexão. O diálogo sobre situações vividas em sala de aula deverá possibilitar a reelaboração de conhecimentos, à luz de conhecimentos adquiridos anteriormente, situações vivenciadas e leituras. Serão desenvolvidas atividades que propiciem o debate em sala de aula, através de:

Leitura e discussão de textos ou livros;
Observação de aulas no ensino fundamental e análise do processo ensino-aprendizagem;
Registro sistemático das observações, intercalado com discussões em aula, que subsidiam a construção dos diários de classe; Apresentação dos resultados em um seminário interno;

Elaboração de uma proposta pedagógica a ser executada em classe do ensino fundamental; organização de um workshop com os professores da rede pública de ensino, visando criar uma oportunidade de atualização e diálogo para ambas as partes, intensificando o vínculo Universidade-Escolas;

Elaboração de um artigo publicável com a proposta pedagógica (oficina/aula/plano) e um relatório final da disciplina, embasado nos diários de classe.

AVALIAÇÃO

Deverá ser de natureza processual, realizada a partir de trabalhos individuais e coletivos. Sendo assim, serão fonte de avaliação:

* Participação em sala

Os momentos de aula de prática de ensino são momentos privilegiados de troca e reconstrução. Para tanto, o aluno deve recorrer às referências, buscar se apropriar das tecnologias e metodologias, abrir-se para o diálogo e reflexão sobre as práticas estabelecidas. Desta maneira, o aluno deixa de ser um "ser sem luz" para se tornar um co-autor de um processo coletivo de formação e recontrução, sendoque para tal, é impressindível a participação do aluno em sala.

* Articulação Universidade-Escolas

É fundamental que os alunos aprofundem os contatos com as escolas e seus contextos, atuando como um elemento ligante entre Universidade e Escolas. Neste ponto, pretende-se realizar orientações individuais e coletivas, grupos de estudo para planejamentos coletivos de alunos que atuam em áreas/séries semelhantes, diálogo efetivo e constante do professor com tutor, desenvolvimento de projetos conjuntos. Pretede-se mapear dificuldades encontradas em sala de aula, preparar oficinas e realizá-las em um workshop com os professores da rede pública de ensino.

* Diário

Realizar um relatório ao final do semestre geralmente não dá subsídios para a orientação em processo e, muitas vezes, não dá sequer a idéia do contexto em que o aluno atuou. Ao contrário disto, os "Diários de prática de ensino" (Porlán, 1997) viabilizam uma melhor reflexão na e (principalmente) da ação, além de constantes reconstruções. Para tanto é necesário que o alno faça da reflexão uma atividade diária (não apenas "relato"), dialogando sua prática com as orientações, estudos coletivos e leituras. Ser um professor reflexivo não é adjetivar o professor.

* Registro e Produção

Todo o processo vivenciado na disciplina deve ser registrado em um relatório, entregue no final do semestre. Os alunos também produzirão um artigo baseado nas vivências em escola, além de uma oficina realizada com os professores da rede de ensino.

* Visibilidade

Ao final do semestre é essencial que se faça uma nova reavaliação do processo realizado (além das releituras ao longo do período). Esta vivência possibilitará que o professor em formação chegue a conclusões interessantes sobre este processo. Um dos passos para a mudança é a visibilidade, sendo assim, os alunos deverão apresentar uma produção com os resultados e reflexões de suas vivências, no formato de um material publicável, contribuindo para este desenvolvimento.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Concepção da Didática e sua importância na formação do professor.

Estudo das Tendências Pedagógicas Liberal e Progressista e suas subdivisões

Especificidades do ensino de Ciências no Ensino Fundamental. Construção do conhecimento.

Elaboração de planos de curso/unidade/aula para o 3.o e 4.o ciclos do ensino fundamental.

Etapas do processo de planejar a prática pedagógica: objetivos, conteúdos, metodologia, recursos didáticos, avaliação.

A sala de aula e as relações : teoria/ prática; conteúdo/forma; professor/aluno; ensino/aprendizagem

BIBLIOGRAFIA

ALVES, Nilda; LEITE, Regina (orgs). O sentido da Escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

ALVES, Rubem. Filosofia das Ciências. São Paulo : Brasiliense, 1984.

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BIZZO, Nelio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo : Ática, 1998.

BRONOWSKY, J. O senso comum da Ciência. Belo Horizonte, Iatiaia-Edusp, 1978 (Coleção O Homem e a Ciência, v.4)

CARVALHO, Anna M Pessoa; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências. São Paulo: Cortez, 2003. (Coleção Questões da Nossa época; v. 26)

DELIZOICOV, Demétrio. ANGOTTI, José André. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo : Cortez, 1994. (Coleção magistério 2 graul. Série formação do professor)

DELIZOICOV, Demétrio. ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo : Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação)

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FOUREZ, Gerárd. A contrução das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo : Editora da Universidade Estadual paulista, 1995. (Biblioteca básica)

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FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Petrópolis : Vozes, 1985.

FROTA-PESSOA, Osvaldo; GEVERTZ, Rachel; SILVA, Ayrton Gonçalves da. Como ensinar ciências. São Paulo: Ed Nacional, 1985. (Atualidades pedagógias, v. 96)

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HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora.

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MATURANA, Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.

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PORLÁN, Rafael; MARTIN, José. El diario del profesor: un recurso para la investigacion en el aula.. Sevilla : Díada, 1997.

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THEÓPHILO, Inês Maria; MATA, Marlene Feliciano. Ensino de ciências. Fortaleza: Brasil Tropical, 2001. (Coleção para professores nas séries iniciais; v.3)

PCNs

LDB

CNE


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