Monday, March 27, 2006

 

aula de quinta passada e desta terça - Perceções, Legislação e observações

Olá!
Lembrando o que ficou combinado na quinta-feira passada.
Durante o período de observações será feito um estudo sobre as perceções sobre o ensino de Ciências, o texto de apoio já está na xérox (Krasilchik, Myriam. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EPU, 1987. - Cap 3 - Percepções sobre o ensino de Ciências em diferentes níveis do sistema escolar, pp 43-67). A turma foi dividia em dois grupos: um vai pesquisar sobre os problemas do ensino de ciências e os fatores que influem negativamente; outro vai pesquisar sobre as condições para a melhoria do ensino de ciências. O resultado será apresentado no dia 13/04, onde cada grupo deverá trazer os resultados na forma de tópicos para discutir com toda a sala. Esta discussão deverá gerar um artigo publicável, cujas normas eu ainda disponibilizarei no dia 13.

Para a aula do dia 28, terça, formou-se três grupos com o intúito de apresentar alguns pontos da legislação brasileira.
A turma ficou assim agrupada:
LDB: Aretha, Jeorge, Rosileide, Mirian, Lisiane, Marinalva
PCN: Ive, Nádia, Joana, Joselice, Maite, Verônica, Liliane
CNE: Jorge, Juliana, Gildeon, Lorena, Marinalva, Renata, Suelen, Vinícius.
(os alunos que não vieram na aula foram encaixados no grupo que elencará os pontos relevantes das resoluções do Conselho Nacional de Educação)
Cada grupo deverá apontar pontos importantes da legislação (PCN não é legislação mas vamos discutir junto) que falam das diretrizes de formação de professores e do ensino de ciências.
Durante a aula alguns alunos levantaram a questão de ser pouco tempo para fazer tal atividade (de quinta a terça). Se todos os alunos concordarem podemos fazer assim: durante a aula de terça os componentes de cada grupo se reunem e elaboram um texto com o seguinte tema: A formação de professores de ciências e o ensino de ciências na/os/as ...(LDB, PCN, CNE) . O que eu quero é que cada grupo identifique o que estes documentos dizem a respeito disto e reflitam sobre o que diz. Isto deve gerar um trabalho publicado no blog e apresentado no dia 04/04, na primeira metade da aula. Depois disso, todos deverão observar tais pontos (da LDB, dos PCNs, das resoluções do CNE) nas escolas onde realizam observação.
As aulas do dia 30/03, 06/04 e 11/04 são destinadas à observação. No dia 04 quero que cada um me apresente o que já viu nas suas observações.

Ufa! quanta coisa!

Mas calma, se queremos privar pela qualidade do ensino, precisamos nos esforçar para tal.

Abraços
Adriane

Comments:
get to know my site -

[url=http://trailfire.com/lewismorrison] phentermine without perscription [/url]

http://trailfire.com/lewismorrison
[url=http://trailfire.com/lewismorrison] phentermine alternatives [/url]
 
see my site -

[url=http://trailfire.com/hoodia] hoodia for weight loss [/url]

http://trailfire.com/hoodia
[url=http://trailfire.com/hoodia] hoodia 750 [/url]
 
learn nice favorite site -

[url=http://trailfire.com/codeine] history of codeine [/url]

http://trailfire.com/codeine
[url=http://trailfire.com/codeine] codeine phosphate [/url]
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?