Friday, March 10, 2006

 

Segunda aula

Aula 2 – 07/03/06

Estiveram presentes 13 alunos.

Foram realizadas as seguintes atividades:

1. Discussão do primeiro capítulo de

PORLÁN, Rafael; MARTIN, José. El diario del profesor: un recurso para la investigacion en el aula.. Sevilla : Díada, 1997.

2. No laboratório: inscrição dos alunos na lista e confecção dos blogs individuais

3. Encaminhamento da apresentação, na segunda semana de

DELIZOICOV, Demétrio. ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo : Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação)

1. Foram apresentados pontos introdutórios ao livro

Os alunos se reuniram em grupos, onde discutiram os modelos tradicional, tecnológico e espontaneísta de ensino, sendo que, para isto, utilizaram fragmentos do livro. A leitura e apresentação foi norteada pelos seguintes pontos:

- em que estes modelos de ensino se embasam

- quais concepções aparecem subjacentes/implícitas

- qual o papel do aluno e do professor

- a seqüência metodológica característica (momentos)

- Já vivenciou este modelo? Poderia citar algum exemplo?

- Prós e contras (limitações) deste modelo

O autor segue o capítulo apontando limitações de ambos os modelos, propondo a investigação escolar, que tenta articular dialeticamente, teoria e prática. Nesta investigação, o diário ganha especial importância: ele pode articular a teoria, o planejamento e a prática através de um processo contínuo de relato e reflexão. O capítulo termina da seguinte forma:

“Em nossa experiência, um recurso metodológico nucleador de todo esse processo é o diário. Sua utilização periódica permite refletir o ponto de vista do autor sobre os processos mais significativos da dinâmica em que está imerso. É um guia para reflexão sobre a prática, favorecendo a tomada de consciência do professor sobre seu processo de evolução e sobre sues modelos de referência. Favorece, também, o estabelecimento de conexões simplificadas entre conhecimento prático e conhecimento disciplinar, o que permite uma tomada de decisões mais fundamentadas. Através do diário se podem realizar focalizações sucessivas na problemática que se aborda, sem perder as referências ao contexto. Por último, propicia também o desenvolvimento dos níveis descritivos, analítico-explicativos e valorativos do processo de investigação e reflexão do professor.” (Porlán, 1997, 19-20)

Um esboço da tradução está disponível em

www.twiki.ufba.br/twiki/pub/EDC/EDC270Adriane/eldiario-porlan.doc

2. A aula seguiu no Laboratório de Informática I da Faced. Ali os alunos cadastraram-se na lista de discussão e criaram seus blogs. Faltou agregar os endereços e fazer uma lista de links.

A maioria dos alunos não apresentou grandes dificuldades nesta tarefa, e, quando precisava de algum encaminhamento, procurava ajuda no site, com os colegas... Apenas um aluno ainda não tinha e-mail e encontrou um pouco mais de dificuldades, o que demandará uma atenção maior, tanto por parte dele, quanto de minha parte.

Sempre lembrando: para visualizar o blog, vá direto ao endereço final (p.ex. http://edc266.blogspot.com), para EDITAR o blog, vc deverá ir ao hospedeiro (no caso da maioria, o blogger: www.blogger.com), entrar com o login e senha, par então fazer as alterações/postagens desejadas

3. Ao final, foi encaminhada a atividade da próxima semana: os alunos deveriam ler trechos de

DELIZOICOV, Demétrio. ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo : Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação),

organizarem-se em grupos e apresentar os fragmentos.

O livro é organizado em 5 partes, cada uma com 2 capítulos, sendo que deixei na xérox sempre o primeiro capítulo de cada uma das partes. Foram eleitos líderes para organizarem as apresentações das partes/capítulos, sendo que são eles:

I. Educação em Ciências e prática docente/ Desafios para o ensino de ciências - Maite

II. Ciência e Ciências na escola/ Temas de Ciência - Rosileide

III. Aluno, conhecimentos escolares e não escolares/ Aluno: sujeito do conhecimento - Jorge

IV. Abordagem de temas em sala de aula/ Conhecimento e sala de aula - Ive

V. Temas de ensino e a escola/ Escola, currículos e programação de Ciências – George

Na terça-feira haverá um período para organização dos grupos, seguindo da apresentação dos grupos I, II e, se der tempo, o III. Na quinta segue a apresentação dos restantes

Os alunos que não compareceram na aula de quinta devem procurar os líderes dos grupos para combinar a apresentação. Todos devem ler os textos.


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