Tuesday, September 12, 2006

 

Mapas conceituais

Alguns endereços que podem ajudar na compreensão do que são os mapas conceituais:
NOVA ESCOLA. Um software que ajuda a radiografar o raciocínio.
Projeto LUAR. Mapas Conceituais.
CMapTools: pode ser baixado na fonte ou na ufrgs
Moreira; Marco Antonio. MAPAS CONCEITUAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Gava, Tânia et al. Aplicações de Mapas Conceituais na Educação como Ferramenta MetaCognitiva

As equipes devem fazer o seu mapa conceitual sobre o capítulo (todo, não só da parte que fizeram a questão), utilizando o CMapTools, um editor de texto ou de imagens. Inserir a imagem no blog e explicar qual a significação disto. Depois de pronto procure identificar diferenças entre o seu mapa e os mapas das outras equipes...

Algumas dicas para confeccioar os mapas:
1. Identifique o principal tema - este deve ter destaque
2. Elenque outos conceitos importantes, relacionados ao primeiro, ligando-os por linhas ou setas. Rotule estas linhas com a relação entre eles
3. Disto podem surgir outras ramificações
4. Pode-se incluir exemplos, links, imagens...
5. O mapa não é auxo-explicado. Por isso, será necessário que se inclua, abaixo, a explicação de o que ele significa para quem o fez.

 

Aluno: sujeito do conhecimento

Como quinta atividade da disciplina, trabalharemos o texto "Aluno: sujeito do conhecimento", que é o terceiro capítulo do livro de DELIZOICOV et al.
Para isto, o texto foi subdividido em tópicos, conforme postagem anterior(ver 04 set). O grupo responsável por cada tópico deve trazer, nesta terça (12/09) uma questão sobre o assunto ali abordado. As questões serão sorteadas na sala e outro grupo deverá responder-la. Depois faremos uma rodada de discussão, onde serão apresentadas e discutidas as respostas e as perguntas (foram bem elaboradas, instigaram, o q deve ser levado em conta na hora de elaborar questões aos alunos...). Depois disto iremos para o laboratório e as equipes deverão elaborar um mapa conceitual de todo o texto.

Sendo assim, a quinta avaliação é assim constituída:
A5: Aluno, sujeito do conhecimento:
a) elaborar questões;
b) responder as questões propostas pelos colegas;
c) discussão com a turma;
d) elaboração de mapa conceitual


Hoje eu também darei um retorno sobre as avaliações anteriores

Thursday, September 07, 2006

 

Dica: Propriedade Intelectual

Como este tema entrou com bastante força em uma de nossas aulas passadas, segue a dica:

Oficina de Propriedade Intelectual na Fiocruz/Bahia

Inscrições até 14 de setembro


Seguem abertas as inscrições para a Oficina de Propriedade Intelectual, a ser realizada nos dias 28 e 29 de setembro, no Auditório da Fiocruz/Bahia, na Rua
Waldemar Falcão, 121, Candeal.
São 80 vagas para estudantes, pesquisadores e profissionais que atuam na área de Biotecnologia ou em Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT's) e interessados no tema.

"Por que patentear projetos de pesquisa?", "Gestão de Propriedade Intelectual na Fiocruz", "Patentes em Biotecnologia" e "Propriedade Intelectual em Biologia
e Farmacêuticos" serão os temas discutidos no evento.
O objetivo é esclarecer o público sobre a propriedade intelectual e a importância de proteger o onhecimento sensível gerado em uma pesquisa científica.

Os palestrantes são Celeste Emerick, coordenadora de Gestão Tecnológica da Fiocruz; Ricardo Remer, sócio-consultor da Atem & Remer Advogados e Consultores; Elizabeth Ritter, coordenadora nacional do Escritório de Transferência de Tecnologia (PUC-RS);
e Alexandre Guimarães, pesquisador do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
As inscrições podem ser feitas mediante o preenchimento da ficha de inscrição, disponível no sítio (http://www.cpqgm.fiocruz.br), e envio do documento para o e-mail (nit@cpqgm.fiocruz.br).

Os participantes serão selecionados a partir da análise da ficha de inscrição, com confirmação a ser feita por e-mail.

O evento é promovido pela Fiocruz-BA, por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), com apoio do Programa Bahia Inovação (Repittec).

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ou no fone (71) 3176-2308.

(Assessoria de Comunicação da Fiocruz-BA)

Tuesday, September 05, 2006

 

IV ENELUD

A quem se interessa por ludicidade


O Grupo de Estudos em Educação e Ludicidade - GEPEL (FACED/UFBA), realizará de 21 a 23 de setembro o IV Encontro de Educação e Lucididade - ENELUD

www.faced.ufba.br/eventos/2006/enelude4_1.pdf

Monday, September 04, 2006

 

O aluno e como ele simboliza os conhecimentos de ciências articulando com outras esferas de vida

Nas próximas aulas seguiremos estudando o livro
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José; PERNAMBUCO, Marta. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
3ª Parte: Aluno, Conhecimentos escolares e não escolares (pp 111-155)
Capítulo I: Aluno: sujeito do conhecimento
Conforme acordado com os alunos presentes na última aula (31/08), os subcapítulos serão trabalhados em equipes, as quais devem elaborar uma pergunta a ser respondida por outra equipe.
As equipes ficaram assim constituídas:

1. Cenas e questões de um cotidiano escolar
Geisiane, Aline, Fernanda, Lindiane, Suelen

2. Sujeito do conhecimento: o entorno e a aprendizagem
Adriana B, Patricia, Marcelo, Rosilene E, Juliana

3. Quem é o sujeito do conhecimento?
3.1. A esfera simbolizadora e as Ciências Naturais
Fábio, Tanesca, Camila, Diogo

3.2. A esfera social, a adolescência e o ensino de Ciências Naturais
José R, Rosineide, Maria Helena, Zilma

3.3. A esfera produtiva e a relação entre ciência e tecnologia
Alcindo, Alexandra, Carlos, Monica, Gildeon

4. Relação entre conhecimentos do professor e dos alunos
Adila, Adriana C, Tatiana, Mirian, Andreia
(quem não estava na aula foi alocado, por mim, dentro dos grupos já existentes)

As questões devem ser elaboradas em duas vias (uma para mim e outra para o grupo que irá responder, pode ser manuscrito), contendo:
* Título do subcapítulo
* Nomes dos integrantes da equipe que elaborou a questão.

Sugiro que atentem para os seguintes pontos:
# As questões devem ser elaboradas de forma que sejam facilmente compreendidas
# Devem explicitar a idéia central do fragmento ou alguma idéia relevante ali apresentada
# Devem ser instigantes: é necessário que a equipe que irá responder veja nela um desafio, devem ver alguma motivação para respondê-la
# Podem fazer articulações com idéias presentes em outros textos, fatos cotidianos, trechos de músicas, filmes, informações da internet... mas sempre lembrando que esta é uma estratégia para discutir as idéias do texto e, principalmente, os fundamentos e técnicas do ensino das ciências.

Bom trabalho

Sunday, September 03, 2006

 

formando redes para aprender sobre a dinâmica da produção científica

Depois de vermos um pouco mais sobre a dinâmica da produção científica, onde cada um abordou um enfoque diferente apresentado no texto, com o apoio de algumas questões sintetizadoras, seguiremos com a atividade da seguinte maneira:
a. Cada equipe deve publicar nos blogs a resposta a questão (pode ser a mesma resposta nos blogs de cada componente da equipe). No post abaixo segue o link dos alunos responsáveis por responder cada questão. NÃO ESQUEÇAM DE COPIAR A PERGUNTA para que os colegas saibam à qual questão esta resposta se refere.
b. Cada aluno deve visitar o blog de cada um de seus colegas e comentar as respostas às questões (na parte "comentários")
c. Depois de comentar todos, cada aluno deve, em seu blog, fazer uma síntese do texto e das respostas apresentadas às questões, ou seja, o que entendeu sobre "a dinâmica da produção científica.

Dessa forma trabalharemos com uma uma estratégia muito utilizada na produção de conhecimento científico: construção de redes. Ou seja, cada um contribui, de forma auto-gerida, na construção de um conhecimento coletivo, sempre contribuindo para a construção de conhecimentos singulares, plurais e individualizados, sempre inseridos em um contexto global.

Bom trabalho!
(esta tarefa constitui a avaliação A4a, A4b e A4c, respectivamente)

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