Monday, September 04, 2006

 

O aluno e como ele simboliza os conhecimentos de ciências articulando com outras esferas de vida

Nas próximas aulas seguiremos estudando o livro
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José; PERNAMBUCO, Marta. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
3ª Parte: Aluno, Conhecimentos escolares e não escolares (pp 111-155)
Capítulo I: Aluno: sujeito do conhecimento
Conforme acordado com os alunos presentes na última aula (31/08), os subcapítulos serão trabalhados em equipes, as quais devem elaborar uma pergunta a ser respondida por outra equipe.
As equipes ficaram assim constituídas:

1. Cenas e questões de um cotidiano escolar
Geisiane, Aline, Fernanda, Lindiane, Suelen

2. Sujeito do conhecimento: o entorno e a aprendizagem
Adriana B, Patricia, Marcelo, Rosilene E, Juliana

3. Quem é o sujeito do conhecimento?
3.1. A esfera simbolizadora e as Ciências Naturais
Fábio, Tanesca, Camila, Diogo

3.2. A esfera social, a adolescência e o ensino de Ciências Naturais
José R, Rosineide, Maria Helena, Zilma

3.3. A esfera produtiva e a relação entre ciência e tecnologia
Alcindo, Alexandra, Carlos, Monica, Gildeon

4. Relação entre conhecimentos do professor e dos alunos
Adila, Adriana C, Tatiana, Mirian, Andreia
(quem não estava na aula foi alocado, por mim, dentro dos grupos já existentes)

As questões devem ser elaboradas em duas vias (uma para mim e outra para o grupo que irá responder, pode ser manuscrito), contendo:
* Título do subcapítulo
* Nomes dos integrantes da equipe que elaborou a questão.

Sugiro que atentem para os seguintes pontos:
# As questões devem ser elaboradas de forma que sejam facilmente compreendidas
# Devem explicitar a idéia central do fragmento ou alguma idéia relevante ali apresentada
# Devem ser instigantes: é necessário que a equipe que irá responder veja nela um desafio, devem ver alguma motivação para respondê-la
# Podem fazer articulações com idéias presentes em outros textos, fatos cotidianos, trechos de músicas, filmes, informações da internet... mas sempre lembrando que esta é uma estratégia para discutir as idéias do texto e, principalmente, os fundamentos e técnicas do ensino das ciências.

Bom trabalho

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?