Thursday, November 08, 2007
Orientações para o relatório
1. Panorama Geral. Apresentar rapidamente a escola, os dados mais representativos da observação. Justificar a escolha e relevância do tema e da metodologia proposta. O que você queria que os alunos aprendessem? Como as atividades se articulam à proposta pedagógica da escola?
Traga os elementos teóricos que forem necessários para contribuir na sua explanação.
2. O Planejamento. O que você pretendia fazer, com:
- objetivos (Em ordem de importância - do geral para o específico - explique em que você queria que seus alunos avançassem no que se refere a conhecimentos adquiridos, mudanças de atitude e/ou habilidades conquistadas.)
- conteúdos (Especifique os principais conteúdos (conceituais, procedimentais e atitudinais) trabalhados no projeto para atingir os objetivos propostos.)
- metodologia (passo-a-passo, recursos, bibliografia)
- avaliação (instrumentos para avaliação da aprendizagem dos alunos e do processo pedagógico)
3. Relato e análise. O que realmente ocorreu, como o trabalho foi desenvolvido. Analise o que deu certo, o que não foi possível realizar. O motivo pelo qual não foi possível realizar algumas coisas. Dificuldades e sucessos. Como as dificuldades foram contornadas. O que a experiência trouxe de relevante.
Traga os elementos teóricos que forem necessários para contribuir na sua explanação.
2. O Planejamento. O que você pretendia fazer, com:
- objetivos (Em ordem de importância - do geral para o específico - explique em que você queria que seus alunos avançassem no que se refere a conhecimentos adquiridos, mudanças de atitude e/ou habilidades conquistadas.)
- conteúdos (Especifique os principais conteúdos (conceituais, procedimentais e atitudinais) trabalhados no projeto para atingir os objetivos propostos.)
- metodologia (passo-a-passo, recursos, bibliografia)
- avaliação (instrumentos para avaliação da aprendizagem dos alunos e do processo pedagógico)
3. Relato e análise. O que realmente ocorreu, como o trabalho foi desenvolvido. Analise o que deu certo, o que não foi possível realizar. O motivo pelo qual não foi possível realizar algumas coisas. Dificuldades e sucessos. Como as dificuldades foram contornadas. O que a experiência trouxe de relevante.
É importante ter adequação didática e clareza entre o que se queria ensinar, como foram desenvolvidos, as aprendizagens alcançadas, bem como pela pertinência da temática em relação ao currículo escolar, respeito à faixa etária dos alunos e contexto.
4. Perspectivas para o ensino de Ciências a partir da experiência.
Monday, November 05, 2007
Ciencia desde o Ensino fundamental
Ciencia desde o Ensino fundamental
Ciencia desde o Ensino fundamentalPor Jorge Werthein
Publicado no A Tarde
04/11/2007
Thursday, November 01, 2007
Cronograma da atividade de campo
30/10 - Observação*
01/11 - Observação*
06/11 - Entrega (envio) do relato e planejamento*
08/11 - Apresentação da observação e do planejamento
13/11 - Implementação*
15/11** - Implementação*
20/11 - Implementação*
22/11 - Implementação*. Envio do relatório
27/11 - Apresentação da atividade desenvolvida (ordem a ser sorteada)
29/11 - Apresentação da atividade desenvolvida (ordem a ser sorteada). Avaliação final da disciplina.
*Nestes dias o momento da aula é destinado para a realização destas atividades, sendo que eu sempre estarei na faculdade. Não necessariamente as atividades devem ser realizadas exatamente nestes dias/horários: elas serão feitas de acordo com a disponibilidade da escola.
**feriado
01/11 - Observação*
06/11 - Entrega (envio) do relato e planejamento*
08/11 - Apresentação da observação e do planejamento
13/11 - Implementação*
15/11** - Implementação*
20/11 - Implementação*
22/11 - Implementação*. Envio do relatório
27/11 - Apresentação da atividade desenvolvida (ordem a ser sorteada)
29/11 - Apresentação da atividade desenvolvida (ordem a ser sorteada). Avaliação final da disciplina.
*Nestes dias o momento da aula é destinado para a realização destas atividades, sendo que eu sempre estarei na faculdade. Não necessariamente as atividades devem ser realizadas exatamente nestes dias/horários: elas serão feitas de acordo com a disponibilidade da escola.
**feriado