Thursday, October 25, 2007

 

Três Momentos Pedagógicos

Três Momentos Pedagógicos: o que constitui esta metodologia e qual a importância de adotá-la no ensino das ciências?

Para resondermos a esta questão é fundamental revisitar o que Delizoicov et al apontam como as dimensões epistemológica, educativa e didático-pedagógica das interações...

 

Atividade de Campo

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO II

DISCIPLINA: EDC270 - Ensino de Ciências Naturais

CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 105h SEMESTRE: 2007.2

PROFESSORA: Adriane Lizbehd Halmann Horário: Terça e Quinta, 16:00-19:00



ATIVIDADE DE CAMPO

1. OBSERVAÇÃO


1- IDENTIFICAÇÃO DA EQUIPE (de cada membro)

    1. Nome

    2. Endereço

    3. Telefone

    4. E-mail

2-DADOS PESSOAIS DA PROFESSORA –TUTORA

2.1 Nome

2.2 Endereço

2.3 Telefone

2.4 E-mail

2.5 História Profissional

3-DADOS DA ESCOLA

3.1 Nome Completo (identifique a rede)

3.2 Diretor: (ou outro responsável pela escola que autorizou a atividade, especificar cargo)

3.3 Endereço

3.5 Telefone

3.5 Breve Histórico

3.6 Projeto político pedagógico (Ensino de Ciências)

3.7 Estrutura Física (espaços, como são utilizados, quais recursos disponíveis, qual procedimento p utilizá-los...)

4-CARACTERIZAÇÃO DA TURMA (série, turma, n. de alunos, faixa etária, comportamentos...)

5-OBSERVAÇÃO DA TURMA – acompanhar a aula da professora na turma, relatando e analisando tudo o que for observado. Período mínimo de observação – 4h/a

6- OUTRAS INFORMAÇÕES CONSIDERADAS IMPORTANTES


ATIVIDADE DE CAMPO

2. PLANEJAMENTO DA INTERVENÇÃO DIDÁTICA

1. Panorama Geral. Apresentar rapidamente a escola, os dados mais representativos da observação. Relacionar estes aspectos com a atividade de ensino de ciências.

2. O Planejamento. Combinado com a professora da classe:

- Objetivos

- Conteúdos (conceituais, procedimentais, atitudinais)

- Metodologia (passo-a-passo, dias e horários da implementação, recursos, bibliografia)

- Avaliação (instrumentos para avaliação da aprendizagem dos alunos e do processo pedagógico)


Wednesday, October 17, 2007

 

Analogias

1. A partir das leituras, caracterize a metodologia de ensino de ciências "Analogias"
2. Escolha um dos exemplos disponibilizados, caracterize-o e justifique sua escolha.
3. Quais as principais possibilidades e limitações desta metodologia?

Classificando os seres vivos

ANDRADE, Beatrice; ZYLBERSZTAJN, Arden; FERRARI, Nadir. As analogias e metáforas no ensino de Ciências à luz da epistemologia de Gaston Bachelard. ENSAIO - Pesqisa em Educação em Ciências, vol. 02, n. 2, dezembro 2002.
BOZELLI, Fernanda Cátia; NARDI, Roberto. Interpretações sobre o conceito de metáforas e analogias presentes em licenciandos de Física. ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, 2005. NÚMERO EXTRA. VII CONGRESO
CARVALHO, Nilmara; JUSTI, Rosária. Papel da analogia do "mar de elétrons" na compreensão do modelo de ligação metálica. ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, 2005. NÚMERO EXTRA. VII CONGRESO
DUARTE, Maria da Conceição. Analogias na Educação em Ciências: contributos e desafios. Investigações em ensino de Ciências, vol. 10, n. 1, março de 2005.
FERRAZ, Daniela Frigo; TERRAZZAN, Eduardo Adolfo. O uso espontâneo de analogias por professores de Biologia: observações da prática pedagógica.ENSAIO - Pesqisa em Educação em Ciências, vol. 04, n. 2, dezembro 2002.
FIGUEIROA, Ana Maria Senac; NAGEM, Ronaldo Luiz; CARVALHO, Ewaldo Melo de. Metodologia de ensino com analogias: um estudo sobre a classificação dos animais. Revista Iberoamericana de Educación.
GIRALDI, Patrícia; SOUZA, Suzani. O funcionamento de analogias em textos didáticos de biologia: questões de linguagem. Ciência & Ensino, vol. 1, n. 1, dezembro de 2006.
PIRES, Maria Cândida. A utilização de analogias no ensino das Ciências da Natureza: um estudo sobre o tema "o sangue e o sistema circulatório", no 6º ano de escolaridade. Dissertação Mestrado em Educação - Área de Especialização Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências da Natureza, Universidade do Minho, 4-Jan-2006.
SILVA, Rafael Gustavo; CALSA, Geiva Carolina. Síntese Protéica: a analogia das contas. I Encontro Paranaense de Psicopedagogia – ABPppr – nov./2003.
SOUZA, Vinícius Catão; JUSTI, Rosária da Silva; FERREIRA, Poliana Flávia. Analogias utilizadas no ensino dos modelos atômicos de Thomson e Bohr: uma análise crítica sobre o que os alunos pensam a partir delas. Investigações em ensino de Ciências, vol. 11, n. 1, março de 2006.




Tuesday, October 16, 2007

 

Histórias em Quadrinhos

A era dos multimeios e o mundo da arte sequencial
RICON, Luiz Eduardo. Cientista ou criança? - As representações sociais do cientista nos desenhos animados infantis.
A construção de histórias em quadrinhos eletrônicas por alunos
autistas

QUADRINHOS DIGITAIS: UMA PROPOSTA LÚDICA NO ENSINO EM ENFERMAGEM

Tuesday, October 09, 2007

 

Roteiro para elaboração de programa de rádio


Título do programa:


Tema:


Formato:
Tempo
Periodicidade
Pessoas envolvidas, articulações com comunidades e contextos
Tipo de programa/release
Contexto de criação (dentro de alguma disciplina, demanda de algum projeto, iniciativa livre...)
Resultados e impactos esperados

Programa:
Temática do dia
Resumo
Roteiro/historiboard
Operacionalização (o que será feito, como, com que, por quem, quando)


Sunday, October 07, 2007

 

Paródias

O uso de paródias no ensino de verminose: tão fácil de pegar, tão simples de eliminar...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?