Wednesday, October 17, 2007

 

Analogias

1. A partir das leituras, caracterize a metodologia de ensino de ciências "Analogias"
2. Escolha um dos exemplos disponibilizados, caracterize-o e justifique sua escolha.
3. Quais as principais possibilidades e limitações desta metodologia?

Classificando os seres vivos

ANDRADE, Beatrice; ZYLBERSZTAJN, Arden; FERRARI, Nadir. As analogias e metáforas no ensino de Ciências à luz da epistemologia de Gaston Bachelard. ENSAIO - Pesqisa em Educação em Ciências, vol. 02, n. 2, dezembro 2002.
BOZELLI, Fernanda Cátia; NARDI, Roberto. Interpretações sobre o conceito de metáforas e analogias presentes em licenciandos de Física. ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, 2005. NÚMERO EXTRA. VII CONGRESO
CARVALHO, Nilmara; JUSTI, Rosária. Papel da analogia do "mar de elétrons" na compreensão do modelo de ligação metálica. ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, 2005. NÚMERO EXTRA. VII CONGRESO
DUARTE, Maria da Conceição. Analogias na Educação em Ciências: contributos e desafios. Investigações em ensino de Ciências, vol. 10, n. 1, março de 2005.
FERRAZ, Daniela Frigo; TERRAZZAN, Eduardo Adolfo. O uso espontâneo de analogias por professores de Biologia: observações da prática pedagógica.ENSAIO - Pesqisa em Educação em Ciências, vol. 04, n. 2, dezembro 2002.
FIGUEIROA, Ana Maria Senac; NAGEM, Ronaldo Luiz; CARVALHO, Ewaldo Melo de. Metodologia de ensino com analogias: um estudo sobre a classificação dos animais. Revista Iberoamericana de Educación.
GIRALDI, Patrícia; SOUZA, Suzani. O funcionamento de analogias em textos didáticos de biologia: questões de linguagem. Ciência & Ensino, vol. 1, n. 1, dezembro de 2006.
PIRES, Maria Cândida. A utilização de analogias no ensino das Ciências da Natureza: um estudo sobre o tema "o sangue e o sistema circulatório", no 6º ano de escolaridade. Dissertação Mestrado em Educação - Área de Especialização Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências da Natureza, Universidade do Minho, 4-Jan-2006.
SILVA, Rafael Gustavo; CALSA, Geiva Carolina. Síntese Protéica: a analogia das contas. I Encontro Paranaense de Psicopedagogia – ABPppr – nov./2003.
SOUZA, Vinícius Catão; JUSTI, Rosária da Silva; FERREIRA, Poliana Flávia. Analogias utilizadas no ensino dos modelos atômicos de Thomson e Bohr: uma análise crítica sobre o que os alunos pensam a partir delas. Investigações em ensino de Ciências, vol. 11, n. 1, março de 2006.




Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?