Thursday, September 20, 2007

 

Dinâmica da produção científica e Resolução de problemas

No capítulo 2 Delizoicov (et al), abordam aspectos da dinâmica da produção científica, dentre os quais podemos destacar:
- as rupturas e transformações nos conceitos
- a metodologia científica
- a forma como o conhecimento científico se articula com o currículo escolar
- articulação entre ciência e tecnologia

Para isso, os textos do post anterior nos ajudam a compreender melhor / ilustrar o q o autor fala. O tema que articula todos os outros é C&T. A isto, é somado o S de sociedade: é através das demandas sociais que temos o desenvolvimento da ciência e tecnologia. Para estudar melhor esta articulação CTS, temos as Jornadas Latino-Americanas de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias, que acontecerá no Brasil (RJ) de 28 a 30 de maio de 2008.
Como atividade desta disciplina, cada aluno (ou duplas) deve submeter um resumo sobre a temática trabalhada em aula. O evento tem uma lista de temas, onde o resumo deve se indexado.


Em um segundo momento ele fala de algumas características do conhecimento científico em ciências. Destacamos:
- as transformações, p.ex: origem da vida e estudo desses processos
- regularidades em mudanças e transformações, p.ex: deriva dos planetas
- energia, p.ex: entropia e neguentropia
- escalas, p.ex: partículas indivisíveis que forma todos os seres, pequenos ou grandes

Para estudar estes temas, vamos lançar mão de uma metodologia bastante usada no ensino das ciências naturais e exatas, principalmente a física e a química: a resolução de problemas abertos. Veja aí algumas referências interessantes sobre o assunto:

Costa, S. S. C. & Moreira, M. A. (1996). Resolução de Problemas I: diferença entre novatos e especialistas. Investigações em Ensino de Ciências, 1(2), 176-192.

Costa, S. S. C. & Moreira, M. A. (1997a). Resolução de Problemas II: Propostas de Metodologias Didáticas. Investigações em Ensino de Ciências, 2(1), 5-26.

Costa, S. S. C. & Moreira, M. A. (1997b). Resolução de Problemas III: Fatores que Influenciam na Resolução de Problemas em Sala de Aula. Investigações em Ensino de Ciências, 2(2), 65-104.

Costa, S. S. C. & Moreira, M. A. (1997c). Resolução de ProblemasI V: Estratégias para Resolução de Problemas. Investigações em Ensino de Ciências, 2(3), 153-184.

Cudmani, L. C. de (1998). La Resolución de Problemas en el Aula. Revista Brasileira de Ensino de Física, 20 (1): 75-85.

Fávero, Maria Helena; Sousa, Célia Maria. A resolução de problemas em física: revisão de pesquisa, análise e proposta metodológica. Inv. Ens. Cie. Vol 6, n.2, ago 2001.

Lopes, B. & Cost, N. (1996). Modelo de enseñanza-aprendizaje centrado en la resolución de problemas: fundamentación, presentación e implicaciones educativas. Enseñanza de las Ciencias, 14 (1), 45-61.

Martinez Losada, C., Garcia Barros, S., Mondelo Alonso, M. & Vega Marcote, P. (1990). Los problemas de lápiz y papel en la formación de profesores. Enseñanza de las Ciencias, 17 (2), 211-225.

Moreira, M. A. (1999). Aprendizagem Significativa. Coleção Publicações Acadêmicas do CESPE/UnB. Série Fórum Permanente de Professores. Brasília: Editora da Universidade de Brasília.

Peduzzi, L. O. Q. (1987). Solução de problemas e conceitos intuitivos. Caderno Catarinense de Ensino de Física, 4 (1):,17-24.

Peduzzi, L. O. Q. Zylberstajn, A. & Moreira, M. A. (1992). As concepções espontâneas, a resolução de problemas e a história da ciência numa seqüência de conteúdos em mecânica: o referencial teórico e a receptividade de estudantes universitários à abordagem histórica da relação força e movimento. Revista Brasileira de Ensino de Física, 14 (4), 239-246.

Programa de Formação contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Sessão 3: Resolução de Problemas. Parte I, Parte II, Parte III, Parte IV.

Solução Cooperativa de problemas


Familiarize-se das propostas que mais se identificarem com a temática escolhida, busque outras referências, e então proponha uma dinâmica de resolução de problema para trabalhar o tema de sua equipe.

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