Thursday, September 13, 2007

 

Avaliações #

As atividades podem ser entregues até o dia 20 de setembro. Pode entregar em sala ou postar no seu blog (avisar). Não será aceito nenhuma atividade depois do prazo.

Av1. 09/08/07 - O que é Ciências. A partir do Texto 0 (Ciência: o que é isso?) responder as questões: O que é Ciência? Para que ensinar ciências?

Av2. 16/08/07 – Apresentação dos períodos históricos (texto1*) que influenciam o ensino das ciências (substituível pela resenha do texto) (*KRASILCHIK, MYRIAM. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo Perspec., Mar 2000, vol.14, no.1, p.85-93. ISSN 0102-8839)

Av3. 16/08/07 – Questões (sobre o respectivo período) a serem respondidas pelos outros grupos (substituível pela resenha do texto 1)

Av4. 21/08/07 – Necessidades Formativas de Professores de Ciências – participação em sala (substituível pela resenha do texto 2)

Av5. 30/08/07 – Livro didático – construção de unidade (pode ser entregue até a data determinada)

Av6. 04 e 06/09/07 – Livro didático – análise (estudo, apresentação) das unidades construídas (não é substituível)

Av6a. – Livro didático – considerações sobre as análises de sua unidade (apenas para quem teve sua unidade comentada)

Av7. 28/08/07 – Conhecimento cotidiano e científico – Problematização: por que existem estações quentes e frias? (pesquisa de campo com pessoas da faculdade e análise coletiva das respostas) (substituível pela resenha do texto3)

Av8. 30/08/07 – Conhecimento cotidiano e científico – Elaborar tabela comparativa entre o conhecimento cotidiano e científico (com base no texto 3 – Bizzo), comentar a última frase do texto, explicitando o seu sentido (qual a contribuição do conhecimento cotidiano na construção do conhecimento científico) (pode ser entregue até a data determinada)

Av9. 11 e 13/09/07 – Divulgação do conhecimento científico – apresentação de artigos e periódicos de divulgação científica, com publicação no blog individual (não substitui)

Av10. 11/09/07 – Construção de blog individual

Av11. 11 e 18/09/07 – Construção de mapa conceitual sobre Alfabetização Científica, relacionando com os textos anteriores. Publicar no blog.


# As avaliações não primam pela construção de um quadro de notas. Elas traduzem as dinâmicas realizadas na disciplina e representam um feedback da compreensão que todos vão formulando sobre os temas e conceitos trabalhados. Desta forma, algumas atividades só fazem sentido no contexto da construção coletiva, a sala de aula. Porém, entendendo que este foi um período bastante complicado por todos os problemas vivenciados, além dos problemas individuais que cada um eventualmente tem, disponibilizo soluções alternativas. Estas, por sua vez, não substituem a presença na construção coletiva que acontece na sala de aula. Dessa forma, as atividades feitas regularmente serão mais valorizadas.


Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?