Wednesday, May 30, 2007

 

Referências para seminários/micro-aulas

Seguem algumas referências para a elaboração das micro-aulas e dos seminários, elencados por temas. Tb é sempre bom lembrar de fazer uma busca no Google Acadêmico

Pesquisa em Ensino de Ciências
ALVES-MAZOTTI, A. J.; e GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa, 2 ed. São Paulo: Pioneira, 1998.
Cachapuz, A., Praia, J. & Jorge, M. (2000). Reflexão em torno do ensino das ciências: Contributos para uma nova orientação curricular - Ensino por pesquisa. Revista de Educação, IX(1), 69-79.
Cachapuz, A., Praia, J. e Jorge, M. (2000). Reflexão em torno de perspectivas do ensino das Ciências: Contributos para uma nova orientação curricular - ensino por pesquisa. Revista de Educação, 9 (1), 69-79.
Carvalho, A. M., e Gil-Pérez, D. (1995). Formação de professores de
Ciências (2ª edição). São Paulo: Cortez Editora.
Krapas, S., Queiróz, G., Colinvaux, D. & Franco, C. (1997). Modelos: Uma análise de sentidos na literatura de pesquisa em ensino de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, 2(3), pp. http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/vol2/n3/krapas.htm
Ludke, Menga; André, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, SP; EPU; 2005.
LUDKE, MENGA. Teachers, their knowledge and their research. Educ. Soc., Campinas, v. 22, n. 74, 2001. Disponível em: <endereço>. Acesso em: 19 June 2007. Pré-publicação.
MOREIRA, M. A. Pesquisa em Ensino: aspectos metodológicos e referenciais teóricos. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda, 1990.
NARDI, R. (Org.) Pesquisas no ensino de física. São Paulo: Escrituras Editora, 2001.
SCHNETZLER, R. P. e ARAGÃO, R. M. R. Importância, sentido e contribuições de pesquisa para o ensino de Química. Química Nova na Escola, n. 1, maio 1995.
SCHNETZLER, Roseli P. Chemistry teaching research in Brazil: achievements and perspectives. Quím. Nova. [online]. [citado 2007-05-30], pp. 14-24. Disponible en:

TICs e Ensino de Ciências
Acevedo-Díaz, J. A. A. (2001). Cambiando la práctica docente en la enseñanza de las ciencias a través de CTS. Boletin del Programa Ciência, Tecnologia, Sociedad e Innovación, Junho. Organização de Estados Iberoamericanos. En línea en .
ANGOTTI, J. P.; Mion, R.A. Equipamentos geradores e a formação de professores de física. Prática de ensino de física. Florianópolis: Laboratório de ensino a distância, 2001. 192p.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. Trad. Roneide Venâncio Majer. São Paulo: Paz e Terra, 2000. v.1.
FOUREZ, G. Alfabetización científica y tecnológica: acerca de las finalidades de la enseñanza de las ciencias. Buenos Aires: Colihue S.R.L.,1997.
GUIMARÃES, Miriam; TONIDANDEL, Sandra; CERQUEIRA, Valdenice. Fazer ciência usando as NTICs: o aluno-autor que aprende criando e produz compartilhando. http://www.fc.unesp.br/abrapec/venpec/atas/conteudo/artigos/1/doc/p268.doc.
Martins, I. P. (2002). Problemas e perspectivas sobre a integração CTS no sistema educativo português. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 1(1). En línea en .
Membiela, P. (2001). Una revisón del movimiento CTS en la enseñanza de las ciencias. In P. Membiela (Ed.), Enseñanza de las ciencias desde la perspectiva Ciencia-Tecnologia-Sociedad - Formación científica para la ciudadanía (91-103). Madrid: Narcea.
Prieto, T., González, F. J., e España, E. (2000). Las relaciones CTS en la enseñanza de las ciencias y la formación del profesorado. In I. Martins (Org.), O movimento CTS na Península Ibérica (161-169). Aveiro: Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro.
Vieira, R. M., e Martins, I. P. (2001a). Concepções de professores principiantes do ensino básico sobre Ciência-Tecnologia-Sociedade. Poster apresentado no VI Congresso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, Barcelona, Espanha.
Vieira, R. M., e Martins, I. P. (2001b). Concepção de um instrumento de caracterização de práticas pedagógico-didácticas com orientação CTS. Comunicação apresentada no IX Encontro Nacional de Educação em Ciência, Viseu, Portugal.



Compromisso social, democratização da escola e universalização do ensino
P SINGER. Poder, política e educação. Conferência de abertura da XVIII Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, outubro de 1995. http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE01/RBDE01_03_PAUL_SINGER.pdf
http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/275/27502102.pdf

Trabalho coletivo e colaboração
H Correia, M César, PR dos Reis. Interagir para aprender nas aulas de ciências. In A. Neto, J. Nico, J. C. Chouriço, P. Costa & P. Mendes (Org.), Didácticas e metodologias da educação: Percursos e desafios (Vol. 2, pp. 1147-1154). Évora: Universidade de Évora, Departamento de Pedagogia e Educação.http://cie.fc.ul.pt/membros/mcesar/textos%202003/Interagir%20para%20aprender%20nas%20aulas.pdf

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?