Wednesday, May 30, 2007
Referências para seminários/micro-aulas
Seguem algumas referências para a elaboração das micro-aulas e dos seminários, elencados por temas. Tb é sempre bom lembrar de fazer uma busca no Google Acadêmico
Pesquisa em Ensino de Ciências
ALVES-MAZOTTI, A. J.; e GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa, 2 ed. São Paulo: Pioneira, 1998.
Cachapuz, A., Praia, J. & Jorge, M. (2000). Reflexão em torno do ensino das ciências: Contributos para uma nova orientação curricular - Ensino por pesquisa. Revista de Educação, IX(1), 69-79.
Cachapuz, A., Praia, J. e Jorge, M. (2000). Reflexão em torno de perspectivas do ensino das Ciências: Contributos para uma nova orientação curricular - ensino por pesquisa. Revista de Educação, 9 (1), 69-79.
Carvalho, A. M., e Gil-Pérez, D. (1995). Formação de professores de
Ciências (2ª edição). São Paulo: Cortez Editora.
Krapas, S., Queiróz, G., Colinvaux, D. & Franco, C. (1997). Modelos: Uma análise de sentidos na literatura de pesquisa em ensino de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, 2(3), pp. http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/vol2/n3/krapas.htm
Ludke, Menga; André, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, SP; EPU; 2005.
LUDKE, MENGA. Teachers, their knowledge and their research. Educ. Soc., Campinas, v. 22, n. 74, 2001. Disponível em: <endereço>. Acesso em: 19 June 2007. Pré-publicação.
MOREIRA, M. A. Pesquisa em Ensino: aspectos metodológicos e referenciais teóricos. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda, 1990.
NARDI, R. (Org.) Pesquisas no ensino de física. São Paulo: Escrituras Editora, 2001.
SCHNETZLER, R. P. e ARAGÃO, R. M. R. Importância, sentido e contribuições de pesquisa para o ensino de Química. Química Nova na Escola, n. 1, maio 1995.
SCHNETZLER, Roseli P. Chemistry teaching research in Brazil: achievements and perspectives. Quím. Nova. [online]. [citado 2007-05-30], pp. 14-24. Disponible en:
TICs e Ensino de Ciências
Acevedo-Díaz, J. A. A. (2001). Cambiando la práctica docente en la enseñanza de las ciencias a través de CTS. Boletin del Programa Ciência, Tecnologia, Sociedad e Innovación, Junho. Organização de Estados Iberoamericanos. En línea en.
ANGOTTI, J. P.; Mion, R.A. Equipamentos geradores e a formação de professores de física. Prática de ensino de física. Florianópolis: Laboratório de ensino a distância, 2001. 192p.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. Trad. Roneide Venâncio Majer. São Paulo: Paz e Terra, 2000. v.1.
FOUREZ, G. Alfabetización científica y tecnológica: acerca de las finalidades de la enseñanza de las ciencias. Buenos Aires: Colihue S.R.L.,1997.
GUIMARÃES, Miriam; TONIDANDEL, Sandra; CERQUEIRA, Valdenice. Fazer ciência usando as NTICs: o aluno-autor que aprende criando e produz compartilhando. http://www.fc.unesp.br/abrapec/venpec/atas/conteudo/artigos/1/doc/p268.doc.
Martins, I. P. (2002). Problemas e perspectivas sobre a integração CTS no sistema educativo português. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 1(1). En línea en.
Membiela, P. (2001). Una revisón del movimiento CTS en la enseñanza de las ciencias. In P. Membiela (Ed.), Enseñanza de las ciencias desde la perspectiva Ciencia-Tecnologia-Sociedad - Formación científica para la ciudadanía (91-103). Madrid: Narcea.
Prieto, T., González, F. J., e España, E. (2000). Las relaciones CTS en la enseñanza de las ciencias y la formación del profesorado. In I. Martins (Org.), O movimento CTS na Península Ibérica (161-169). Aveiro: Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro.
Vieira, R. M., e Martins, I. P. (2001a). Concepções de professores principiantes do ensino básico sobre Ciência-Tecnologia-Sociedade. Poster apresentado no VI Congresso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, Barcelona, Espanha.
Vieira, R. M., e Martins, I. P. (2001b). Concepção de um instrumento de caracterização de práticas pedagógico-didácticas com orientação CTS. Comunicação apresentada no IX Encontro Nacional de Educação em Ciência, Viseu, Portugal.
Compromisso social, democratização da escola e universalização do ensino
P SINGER. Poder, política e educação. Conferência de abertura da XVIII Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, outubro de 1995. http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE01/RBDE01_03_PAUL_SINGER.pdf
http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/275/27502102.pdf
Trabalho coletivo e colaboração
H Correia, M César, PR dos Reis. Interagir para aprender nas aulas de ciências. In A. Neto, J. Nico, J. C. Chouriço, P. Costa & P. Mendes (Org.), Didácticas e metodologias da educação: Percursos e desafios (Vol. 2, pp. 1147-1154). Évora: Universidade de Évora, Departamento de Pedagogia e Educação.http://cie.fc.ul.pt/membros/mcesar/textos%202003/Interagir%20para%20aprender%20nas%20aulas.pdf
Pesquisa em Ensino de Ciências
ALVES-MAZOTTI, A. J.; e GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa, 2 ed. São Paulo: Pioneira, 1998.
Cachapuz, A., Praia, J. & Jorge, M. (2000). Reflexão em torno do ensino das ciências: Contributos para uma nova orientação curricular - Ensino por pesquisa. Revista de Educação, IX(1), 69-79.
Cachapuz, A., Praia, J. e Jorge, M. (2000). Reflexão em torno de perspectivas do ensino das Ciências: Contributos para uma nova orientação curricular - ensino por pesquisa. Revista de Educação, 9 (1), 69-79.
Carvalho, A. M., e Gil-Pérez, D. (1995). Formação de professores de
Ciências (2ª edição). São Paulo: Cortez Editora.
Krapas, S., Queiróz, G., Colinvaux, D. & Franco, C. (1997). Modelos: Uma análise de sentidos na literatura de pesquisa em ensino de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, 2(3), pp. http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/vol2/n3/krapas.htm
Ludke, Menga; André, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, SP; EPU; 2005.
LUDKE, MENGA. Teachers, their knowledge and their research. Educ. Soc., Campinas, v. 22, n. 74, 2001. Disponível em: <endereço>. Acesso em: 19 June 2007. Pré-publicação.
MOREIRA, M. A. Pesquisa em Ensino: aspectos metodológicos e referenciais teóricos. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda, 1990.
NARDI, R. (Org.) Pesquisas no ensino de física. São Paulo: Escrituras Editora, 2001.
SCHNETZLER, R. P. e ARAGÃO, R. M. R. Importância, sentido e contribuições de pesquisa para o ensino de Química. Química Nova na Escola, n. 1, maio 1995.
SCHNETZLER, Roseli P. Chemistry teaching research in Brazil: achievements and perspectives. Quím. Nova. [online]. [citado 2007-05-30], pp. 14-24. Disponible en:
TICs e Ensino de Ciências
Acevedo-Díaz, J. A. A. (2001). Cambiando la práctica docente en la enseñanza de las ciencias a través de CTS. Boletin del Programa Ciência, Tecnologia, Sociedad e Innovación, Junho. Organização de Estados Iberoamericanos. En línea en
ANGOTTI, J. P.; Mion, R.A. Equipamentos geradores e a formação de professores de física. Prática de ensino de física. Florianópolis: Laboratório de ensino a distância, 2001. 192p.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. Trad. Roneide Venâncio Majer. São Paulo: Paz e Terra, 2000. v.1.
FOUREZ, G. Alfabetización científica y tecnológica: acerca de las finalidades de la enseñanza de las ciencias. Buenos Aires: Colihue S.R.L.,1997.
GUIMARÃES, Miriam; TONIDANDEL, Sandra; CERQUEIRA, Valdenice. Fazer ciência usando as NTICs: o aluno-autor que aprende criando e produz compartilhando. http://www.fc.unesp.br/abrapec/venpec/atas/conteudo/artigos/1/doc/p268.doc.
Martins, I. P. (2002). Problemas e perspectivas sobre a integração CTS no sistema educativo português. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 1(1). En línea en
Membiela, P. (2001). Una revisón del movimiento CTS en la enseñanza de las ciencias. In P. Membiela (Ed.), Enseñanza de las ciencias desde la perspectiva Ciencia-Tecnologia-Sociedad - Formación científica para la ciudadanía (91-103). Madrid: Narcea.
Prieto, T., González, F. J., e España, E. (2000). Las relaciones CTS en la enseñanza de las ciencias y la formación del profesorado. In I. Martins (Org.), O movimento CTS na Península Ibérica (161-169). Aveiro: Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro.
Vieira, R. M., e Martins, I. P. (2001a). Concepções de professores principiantes do ensino básico sobre Ciência-Tecnologia-Sociedade. Poster apresentado no VI Congresso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, Barcelona, Espanha.
Vieira, R. M., e Martins, I. P. (2001b). Concepção de um instrumento de caracterização de práticas pedagógico-didácticas com orientação CTS. Comunicação apresentada no IX Encontro Nacional de Educação em Ciência, Viseu, Portugal.
Compromisso social, democratização da escola e universalização do ensino
P SINGER. Poder, política e educação. Conferência de abertura da XVIII Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, outubro de 1995. http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE01/RBDE01_03_PAUL_SINGER.pdf
http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/275/27502102.pdf
Trabalho coletivo e colaboração
H Correia, M César, PR dos Reis. Interagir para aprender nas aulas de ciências. In A. Neto, J. Nico, J. C. Chouriço, P. Costa & P. Mendes (Org.), Didácticas e metodologias da educação: Percursos e desafios (Vol. 2, pp. 1147-1154). Évora: Universidade de Évora, Departamento de Pedagogia e Educação.http://cie.fc.ul.pt/membros/mcesar/textos%202003/Interagir%20para%20aprender%20nas%20aulas.pdf