Tuesday, August 29, 2006
Ciência e Ciências na Escola: Dinâmicas da produção científica
1. Qual o papel da dúvida para a produção e evolução da ciência?
Juliana Mendes
Marcelo dos Santos
2. Como a dúvida é considerada na formação de conceitos de ciências na escola?
Alcindo Prado
Gildeon Oliveira
Rosilene Estrela
3. Qual a importância, no ensino de ciências, de considerar o processo de produção do conhecimento, envolvendo transformações, contextos, interesses (...) ?
Aline Farias
Geisiane Pereira
4. Como considerar o senso comum dos alunos sem deixar de proporcionar acesso a terminologia científica globalmente aceita?
Adriana Chagas e Mirian
Diogo
5. Como proceder para veicular o conhecimento científico e tecnológico como não acabado, não neutro, social e historicamente construído?
Fábio Santos
Tanesca Santana
6. Que contribuições podem ser destacadas na abordagem articulada ciência-tecnologia?
Adriana Bruni
Patricia Marinho
7. Qual a vantagem de organizar os planos de ensino por temas de trabalho e problemas para investigação?
Zilma Fragoso
Carlos Oliveira
8. Como é possivel permitir que o aluno se aproprie da estrutura do conhecimento científico e de seu potencial explicativo e transformador?
Andréia Guimarães
Tatiana Martins
9. Qual a influência da digitalização para a formação de conceitos de Ciências?
Lindiane Almeida
Fernanda Souza
10. Qual a importância da compreensão das escalas?
José Reis
M Helena de Jesus
11. Onde o professor de Ciências pode buscar respostas às suas dúvidas e inquietações sobre a Ciência e o ensino dos conceitos científicos?
Adila Barbosa e Camila
Monica Castro
Questões baseadas no texto de
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José; PERNAMBUCO, Marta. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. (pp65-98)
2. Como a dúvida é considerada na formação de conceitos de ciências na escola?
3. Qual a importância, no ensino de ciências, de considerar o processo de produção do conhecimento, envolvendo transformações, contextos, interesses (...) ?
4. Como considerar o senso comum dos alunos sem deixar de proporcionar acesso a terminologia científica globalmente aceita?
5. Como proceder para veicular o conhecimento científico e tecnológico como não acabado, não neutro, social e historicamente construído?
6. Que contribuições podem ser destacadas na abordagem articulada ciência-tecnologia?
7. Qual a vantagem de organizar os planos de ensino por temas de trabalho e problemas para investigação?
8. Como é possivel permitir que o aluno se aproprie da estrutura do conhecimento científico e de seu potencial explicativo e transformador?
9. Qual a influência da digitalização para a formação de conceitos de Ciências?
10. Qual a importância da compreensão das escalas?
11. Onde o professor de Ciências pode buscar respostas às suas dúvidas e inquietações sobre a Ciência e o ensino dos conceitos científicos?
Questões baseadas no texto de
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José; PERNAMBUCO, Marta. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. (pp65-98)
Comments:
<< Home
Infelizmente, só foi possível terminar os comentários aos blogs dos colegas por volta das 17hs do dia 07/09.
Rosilene
Post a Comment
Rosilene
<< Home