Monday, April 24, 2006
Avaliação
O que é avaliação?
Para que não serve a avaliação?
existem diferentes formas de fazer avaliação, cada uma a serviço de algum objetivo...
Pontos a serem levados em consideração:
Nota: testemunho do educador. Esta classificação, em si, é avaliação?
Para que reprovar?
o discurso do fracasso escolar é muitas vezes atribuído a má vontade do aluno de assimilar os conteúdos que lhe são passados...
Se cada aluno aprende de forma diferente, é necessário construir um instrumento de avaliação exclusivo para cada aluno?
O que você acha sobre "educar para passar no vestibular"?
Sendo assim, para que avaliar? Como devem ser os instrumentos de avaliação para alcançar tais objetivos?
O que currículo e planejamento tem a ver com avaliação?
Referências
LUCKESI, Cipriano Carlos. O objetivo da avaliação é intervir para melhorar. Fala mestre! Entrevista concedida a Márico Ferrari. Revista Nova Escola, abril de 2006. pp 18-20.
Outras referências indicadas pelo autor
Para que não serve a avaliação?
existem diferentes formas de fazer avaliação, cada uma a serviço de algum objetivo...
Pontos a serem levados em consideração:
- instrumentos
- centrada em quem?
- diagnóstico? de que?
- com objetivo de classificar e selecionar?
- inclusiva ou exclusiva
- democrática?
- autoritária? autônoma?
Nota: testemunho do educador. Esta classificação, em si, é avaliação?
Para que reprovar?
o discurso do fracasso escolar é muitas vezes atribuído a má vontade do aluno de assimilar os conteúdos que lhe são passados...
Se cada aluno aprende de forma diferente, é necessário construir um instrumento de avaliação exclusivo para cada aluno?
O que você acha sobre "educar para passar no vestibular"?
Sendo assim, para que avaliar? Como devem ser os instrumentos de avaliação para alcançar tais objetivos?
O que currículo e planejamento tem a ver com avaliação?
Referências
LUCKESI, Cipriano Carlos. O objetivo da avaliação é intervir para melhorar. Fala mestre! Entrevista concedida a Márico Ferrari. Revista Nova Escola, abril de 2006. pp 18-20.
Outras referências indicadas pelo autor